Questões de Medicina do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2008

Em um paciente de 55 anos de idade, hipertenso, que procure o pronto-socorro se queixando de dor torácica de início súbito, intensa, “como se algo estivesse sendo rasgado”, na linha média e anterior do tórax, e com pressão arterial de 240 mmHg × 140 mmHg, deve-se suspeitar de dissecção aguda da aorta. Julgue os itens subseqüentes, relativos a essa emergência cardiovascular. Na condição clínica descrita, a pressão arterial média deve ser reduzida, no máximo, em 20% com nitroprussiato de sódio, tendendo a manter uma pressão arterial sistólica em cerca de 160 mmHg a 180 mmHg, com vistas a não se reduzir ainda mais o fluxo aórtico a jusante da dissecção.

Em um paciente de 55 anos de idade, hipertenso, que procure o pronto-socorro se queixando de dor torácica de início súbito, intensa, “como se algo estivesse sendo rasgado”, na linha média e anterior do tórax, e com pressão arterial de 240 mmHg × 140 mmHg, deve-se suspeitar de dissecção aguda da aorta. Julgue os itens subseqüentes, relativos a essa emergência cardiovascular. A aortografia é atualmente recomendada como primeira escolha para avaliação diagnóstica dessa emergência médica.

Acerca do comprometimento cardiovascular associado à lues, julgue os seguintes itens. Na presença de angina de peito associada à lesão da valva aórtica, dilatação da raiz da aorta e sorologia positiva para lues, deve-se considerar a hipótese diagnóstica de estenose do óstio coronariano secundário à sífilis terciária.

Acerca do comprometimento cardiovascular associado à lues, julgue os seguintes itens. A forma mais comum de lues cardiovascular é representada pela estenose aórtica secundária à lesão direta da valva aórtica pelo Treponema pallidum e conseqüente fibrose valvar.

Um paciente com 28 anos de idade buscou atendimento cardiológico com queixas de dor precordial e palpitações. No seu exame físico, foram constatados ritmo cardíaco regular em 3 tempos (quarta bulha), com sopro sistólico ejetivo, em crescendo-decrescendo, mais bem audível na borda esternal esquerda média, e outro sopro holossistólico em área mitral. Sem outras particularidades. O eletrocardiograma convencional desse paciente mostrou ritmo sinusal, com sobrecarga ventricular esquerda importante e alterações secundárias da repolarização ventricular, e o ecocardiograma mostrou achados característicos de miocardiopatia hipertrófica, forma obstrutiva.

Com respeito a esse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.

História familiar de morte súbita, presença de alterações genéticas do cromossomo 14, registro de taquicardia ventricular não-sustentada e síncope recorrente são exemplos de fatores predisponentes para morte súbita nos pacientes com a doença miocárdica em questão.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis