Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais do ano 2017

Julgue os próximos itens com base nas estratégias validadas pelo Ministério da Saúde para o cuidado da pessoa com hipertensão arterial sistêmica. Na consulta de enfermagem para a estratificação de risco cardiovascular, recomenda-se a utilização do escore de Framingham.

Julgue os itens subsequentes à luz das estratégias recomendadas pelo Ministério da Saúde para o cuidado de pessoas com obesidade. Nesse sentido, considere que a sigla IMC, sempre que utilizada, se refere a índice de massa corporal. A gestante deve ter IMC crescente durante a gestação; se houver manutenção ou perda de IMC, mesmo em gestantes com obesidade, deve-se passar a considerar a situação como inadequada, e a gestação, como de risco.

Julgue os itens subsequentes à luz das estratégias recomendadas pelo Ministério da Saúde para o cuidado de pessoas com obesidade. Nesse sentido, considere que a sigla IMC, sempre que utilizada, se refere a índice de massa corporal. Os indivíduos com obesidade, isto é, com IMC igual ou superior a 30 kg/m², têm o direito de receber a mesma atenção básica de saúde, independentemente de apresentarem ou não comorbidades.

Julgue os itens subsequentes em relação às atribuições do enfermeiro segundo as normas do Ministério da Saúde para atenção à saúde e consulta de enfermagem. Aferir pressão arterial, obter dados antropométricos de peso e altura, avaliar o IMC, realizar avaliação clínica dos escolares, professores e pais e orientar acerca dos efeitos adversos das vacinas e da promoção de hábitos saudáveis são algumas das atribuições do enfermeiro no Programa Saúde na Escola.

A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde (NOB/SUS-96) propõe o reordenamento do modelo de atenção, estabelecendo vínculos entre os serviços e os usuários, por meio dos sistemas municipais de saúde. Pressupõe-se que os estabelecimentos de saúde se organizem em rede, com subsistemas municipais de saúde que não necessitem de sede no território do município, orientados segundo os princípios de regionalização e hierarquização. As redes de serviços regionalizadas ampliam o acesso aos serviços de saúde com qualidade e menor custo e devem ter como premissas para a integralidade das ações a harmonia da oferta, a integração dos serviços e a modernização da atenção para atender ao princípio da descentralização.

Quanto aos conceitos de territorialização e diagnóstico situacional na Atenção Básica, julgue os itens a seguir.

No processo de organização da assistência na Atenção Básica, o enfoque principal é a regionalização, e a unidade territorial é a microárea. Ela representa a fragmentação do território estadual segundo agregados de municípios.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis