Questões de Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina da FEPESE

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De acordo com o Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), um dos conceitos fundamentais à compreensão das finalidades de um currículo para a educação infantil é o de desenvolvimento.
Para Zoia Prestes (2008), desenvolvimento é:

De acordo com as Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2010), a linguagem tem um lugar central, uma vez que a função simbólica representa a base para o estabelecimento das relações culturais e de compartilhamento social. Compreender o mundo passa por expressá-lo aos outros, envolve comunicação e domínio dos sistemas simbólicos já organizados na cultura.
A diversificação das linguagens objetiva:
1. A expressão e as manifestações das culturas infantis em relação com o universo cultural que lhe envolve.
2. O domínio de signos, símbolos e materiais.
3. A apreciação e a experiência literária e estética com a música (na escuta e produção de sons, ritmos e melodias); com as artes plásticas e visuais (na observação, exploração e criação, no desenho, na escultura, na pintura, e outras formas visuais como a fotografia, o cinema, etc.).
4. Gradual apropriação da linguagem escrita, no sentido da gradual apropriação dessa representação (no momento, com ênfase na compreensão de sua função social e suas estruturas convencionais em situações reais) em que se privilegiem a narrativa, as histórias, a conversação, apoiadas na diversificação do acesso a um repertório literário e poético.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

As Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2010) reafirmam o reconhecimento da especificidade da educação infantil como primeira etapa da educação básica, cuja função sustenta-se no respeito aos direitos fundamentais das crianças e na garantia de uma formação integral orientada para as diferentes dimensões humanas (linguística, intelectual, expressiva, emocional, corporal, social e cultural), realizando-se através de uma ação intencional orientada de forma a contemplar cada uma dessas dimensões como:

Nas Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2010) consta a defesa pela consolidação de uma Pedagogia:

Consta no documento Orientações Curriculares para Educação Infantil da Rede Municipal de Rede Municipal de Florianópolis (2012) que planejar o cotidiano das crianças de 0 a 5 anos, nas instituições de educação infantil, requer que o professor:
1. Observe as crianças de forma constante e sistemática.
2. Proponha registros.
3. Analise os registros e produções das crianças.
4. Avalie o proposto, conheça o vivido e replaneje as experiências a serem propostas.
5. Organize propostas pautadas na conformação dos corpos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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