Questões de Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina da FEPESE

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De acordo com o Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), um aspecto bastante importante é a orientação de que cabe à educação infantil promover o desenvolvimento integral das crianças, o que implica considerá- -la nas suas múltiplas dimensões humanas, de modo indissociável e partilhar tal objetivo com as famílias.

Portanto, para promover o desenvolvimento integral da criança devem ser asseguradas vivências que considerem suas necessidades, interesses e direitos, tendo como base:

Consta no Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015) que se faz necessário:
1. Garantir a igualdade no tratamento aos meninos e às meninas da Educação Infantil.
2. Romper com as práticas (atitudes e linguagem) que reforçam modelos únicos de expressão do feminino e do masculino.
3. Apresentar aos bebês e às crianças histórias, brincadeiras e músicas que valorizem diferentes culturas e etnias.
4. Selecionar e dispor objetos e brinquedos para exploração e ampliação das brincadeiras das crianças, com o intuito de dar visibilidade e valorizar a diversidade étnica e cultural.
5. Propor brincadeiras por meio da organização do espaço, brinquedos, objetos, jogos e enredos, de modo que os meninos e as meninas tenham a possibilidade de experimentar diferentes brincadeiras, independentemente do sexo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

De acordo com o Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), a brincadeira, que move a prática pedagógica na Educação Infantil do Município de Florianópolis, é entendida como:

De acordo com o Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), são componentes curriculares da Educação Infantil:
1. Relações Sociais e Culturais. 2. Linguagens. 3. Relações com a Natureza. 4. Conformação do corpo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Consta no Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015) que a brincadeira ocupa um lugar central no currículo, lugar esse já definido nas orientações curriculares do município, que apresentam a brincadeira como eixo estruturador e estruturante das propostas. A brincadeira de faz de conta é uma das atividades-guias da criança, o que não significa que seja a atividade que mais tempo ocupa ou que seja a mais importante ou a única presente naquela etapa do desenvolvimento.
É guia porque, em certa idade, vai guiar o desenvolvimento psicológico da criança, gerando:

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