Questões de História da Instituto Consulplan

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Listagem de Questões de História da Instituto Consulplan

#Questão 925166 - História, História Geral, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - História

A independência se fez em nome dos ideais liberais, justificando os interesses dos setores dominantes criollos que mantiveram a direção política do processo na América espanhola. Calavam-se os monopólios reais, abriam-se as linhas de comércio, a economia devia se reger sem a intervenção da antiga metrópole. Algumas concessões aos dominados também foram aceitas, mesmo no período de luta: Bolívar, por exemplo, acedeu em oferecer alforria aos escravos que se ligassem aos exércitos patrióticos. O Estado, que começava a se organizar depois de atingida a independência, assumiu como tarefa destruir a velha ordem colonial. Em primeiro lugar, tendo em vista os interesses criollos dominantes e também as pressões dos comerciantes ingleses, havia de derrubar todo o regime de monopólios, privilégios e restrições ao comércio e outros ramos da produção em geral. [...] (PRADO, Maria Ligia. Z. al, 1986. p. 16.)
No que se refere à destruição da “velha ordem colonial” mencionada anteriormente, podemos apontar como grandes mudanças a partir da ruptura colonial: 

#Questão 925167 - História, História Geral, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - História

“Papai, então me explica para que serve a história?” A pergunta feita pelo filho, fez com que Bloch (Marc Bloch, famoso historiador), iniciasse seu último livro, com a finalidade de mostrar qual a verdadeira função do historiador, já provando uma parte dessa função, tendo de esclarecer a doutos e não doutos. Em um primeiro momento ele abordada a “observação histórica”. Para compreender as questões do presente, temos de estudar o passado, isso ficou muito claro, mas de que forma fazer isso se quem viveu no passado já não está mais entre nós? Por intermédio das fontes, dos vestígios que o passado sempre nos deixa, intencionalmente ou não. [...] (BLOCH, Marc Leopold Benjamin, 2001.)
As fontes históricas, no trabalho da escrita da história: 

#Questão 925322 - História, História Geral, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - História

Documento é toda unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato, suscetível de ser utilizada para consulta, estudo, prova e pesquisa, por comprovar fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar. (Arquivo Nacional. Brasil. Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da administração pública federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011. P. 10.)
Referente aos documentos de arquivo, relacione adequadamente os conceitos ao seu respectivo termo.
1. Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte.
2. Os documentos de arquivo são produzidos e acumulados em razão das funções e atividades desenvolvidas pelo órgão ou entidade.
3. Divisão de gênero que reúne tipos documentais por seu formato.
4. Divisão de espécie que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à natureza de conteúdo.
5. Conjunto das características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura de informação e conteúdo de um documento.
( ) Espécie documental. ( ) Gênero. ( ) Organicidade. ( ) Formato. ( ) Tipo documental.
A sequência está correta em

#Questão 925323 - História, História Geral, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - História

De acordo com o Decreto-Lei nº 2, de 30 de novembro de 1937, que trata sobre organização e proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, assinale a afirmativa INCORRETA.

#Questão 925324 - História, História Geral, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - História

Desde a sua criação, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) manifestou em documentos e publicações a importância da Educação Patrimonial […]. (Cadernos do patrimônio cultural: educação patrimonial. Organização Adson Rodrigo S. Pinheiro. Fortaleza: Secultfor: Iphan, 2015. Acesso em: 07/12/2022.)
Em relação à educação patrimonial, analise as afirmativas a seguir.
I. Os bens culturais são suportes para a construção coletiva do conhecimento. II. É a construção isolada do conhecimento centrada nos acervos. III. As práticas de atividades cotidianas destoam da educação patrimonial por serem recentes. IV. Possui papel decisivo no processo de preservação do patrimônio cultural.
Está correto o que se afirma apenas em

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