Questões de História da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da Instituto Consulplan

#Questão 925147 - História, História Geral, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - História

O projeto soviético para enviar o homem à Lua começou com a nave Soyuz 1, mas foram os americanos os primeiros a chegar [à] superfície lunar, em 20 de julho de 1969, quando o módulo lunar Eagle da nave Apolo 11 pousou no solo [do satélite], e o primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong, foi o ápice da corrida espacial. A famosa fala do astronauta tornou-se célebre na história do século XX: “Um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade”. As viagens à Lua começaram bem antes das viagens a Marte e foram símbolo do domínio mundial americano, já que o contexto era o da Guerra Fria, na qual EUA e União Soviética disputavam o poder político e econômico.
(A corrida espacial e as conquistas do século XX. Com Ciência. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/espaco/espc09.htm. Acesso em: 26/12/2022.)
Nem só de glórias e desafios espaciais ou armamentistas se constituiu o período denominado “Guerra Fria”. Uma série de conflitos, ocorridos em espaços distantes geograficamente, tanto da URSS quanto dos EUA fizeram parte desse contexto. Dentre esses conflitos e suas motivações, podemos citar:

#Questão 925148 - História, História Geral, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - História

A Inglaterra é, apesar de tudo, a pátria-mãe, dizem alguns. Sendo assim, mais vergonhosa resulta sua conduta, porque nem sequer os animais devoram suas crias, nem fazem os selvagens guerra a suas famílias; de modo que esse fato volta-se ainda mais para a condenação da Inglaterra [...] este novo continente foi asilo dos amantes perseguidos da liberdade civil e religiosa [...] a mesma tirania que obrigou os primeiros imigrantes a deixar o país segue perseguindo seus descendentes. (Thomas Paine. Senso comum. Em: Leandro Karnal e outros. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007. p. 85.)
O texto é parte de um panfleto escrito por Thomas Paine, em 1776, um ativista político, grande divulgador de ideias anticoloniais. Dentre as várias razões apontadas como motivações que levaram à eclosão da luta pela Independência das colônias da América do Norte, podemos apontar:

#Questão 925149 - História, , Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - História

Nos Estados Unidos, o cenário geográfico do abolicionismo foi bem distinto, foi seccional. Vários senhores e políticos sulistas [...] deram livre expressão à sua repugnância em relação à escravidão. Do mesmo modo, algumas sociedades antiescravistas foram fundadas em estados sulistas nesta época. Contudo, nunca houve um forte movimento antiescravista no sul. Entre as poucas sociedades contra a escravidão que se fundaram nestes estados, as mais bem-sucedidas [...] patrocinavam programas de abolição gradual, combinados com esquemas de deportação imediata dos libertos. O movimento pela emancipação gradual, em sua fase inicial, foi de fato engendrado ao norte do país.
(Célia M. M. de Azevedo, 2003. p. 20.)
Quando se trata da questão escravista e abolicionista no continente americano, existem particularidades no que se refere à forma que ocorreram e cessaram, nas diversas nações da América. Em se tratando especificamente dos casos do Brasil e dos EUA, podemos levantar interessantes contraposições, tais como: 

#Questão 925150 - História, , Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - História

Na história, o avanço para o social foi estimulado pela influência de dois paradigmas de explicação dominantes: o marxismo, por um lado, e a escola dos Analles, de outro. Com essa inspiração, os historiadores da década de 1960 e 1970 abandonaram os mais tradicionais relatos históricos de líderes políticos e instituições políticas e direcionaram seus interesses para as investigações da composição social e da vida cotidiana de operários, criados, mulheres, grupos étnicos e congêneres. (HUNT, 2001, p. 02.)
As correntes historiográficas são orientações para abordar o estudo da história como ciência, desenvolvido a partir do século XIX. Com a nova visão da história como ciência, os historiadores se tornaram uma classe profissional e foram estabelecidas várias teorias e métodos que hoje são conhecidos como tendências historiográficas. Ao nos referirmos especificamente à Escola dos Analles, podemos afirmar que:

#Questão 925151 - História, , Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - História

Observe a imagem do jornal “A Gazeta” do dia 2 de abril de 2016:


Imagem associada para resolução da questão


(G1 – Porto de Tubarão completa 50 anos com histórias de poluição em Vitória – notícias em Espírito Santo. globo.com.)

O Porto hoje conta com 56 anos. O presidente do Brasil na ocasião de sua inauguração, Marechal Castelo Branco, apenas apertou um botão que colocou a máquina em funcionamento. Segundo o jornal, a inauguração de Tubarão reuniu o maior número de autoridades federais já vistas no estado. O Porto de Tubarão:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis