Questões de História da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da Instituto Consulplan

#Questão 1129688 - História, História Geral, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Historiador

A história arrisca-se a perder sua identidade apesar da grande quantidade das pesquisas atuais. Mostra a tendência para diluir o campo histórico nas diversas outras ciências sociais. A dúvida cética foi substituída pela construção do futuro a partir do passado em nome da perda de sentido. Daí o refluxo do relato factual cujo estatuto desmorona-se, já que não se inscreve mais em uma problemática inteligível do antes e do depois na escala do tempo.
(DOSSE, François. A história em migalhas: dos Annales à nova história. Tradução de Esther Fine. São Paulo: Ensaio, 2003. Pág. 323-324.)

O paradigma apresentado no texto sugere que o risco enfrentado pela história na pós-modernidade estaria relacionado ao (à)

#Questão 1129687 - História, História Geral, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Historiador

O oceano da historiografia acha-se hoje povoado por inúmeras ilhas, cada qual com a sua flora e a sua fauna particular. Ou, para utilizar uma metáfora mais atual, podemos ver a Historiografia como um vasto universo de informações percorrido por inúmeras redes, onde cada profissional encontra a sua conexão exata e particular.
(BARROS, José D’Assunção. Os Campos da História – uma introdução às especialidades da História. Campinas: Revista HISTEDBR On-line, nº 16; dez. 2004.)

No tocante à produção historiográfica, cabe observar as seguintes considerações; analise-as.

I. A História das Mentalidades, a História do Imaginário e a História Antropológica, por exemplo, foram enfoques que de certo modo se desprenderam há algumas décadas da História da Cultura.

II. Há dimensões que são constituídas pelo contato da História com outras disciplinas, como a Geo-História, que surgiu de uma interface do trabalho historiográfico com a Geografia.

III. A historiografia contemporânea adota uma abordagem que busca nas narrativas tradicionais escrever sobre o passado. Ela busca enfatizar as fontes oficiais, o que influencia o historiador a incluir perspectivas antes negligenciadas para enriquecer a compreensão histórica.

IV. A História da Cultura Material organizou-se a partir de um certo setor da História Econômica, que estava diretamente voltado para o consumo e que passou a se conectar com certos aspectos enfatizados pela História Cultural, ao mesmo tempo em que se beneficiava das preocupações crescentes com a vida cotidiana que surgiram no decurso do século XX.

Está correto o que se afirma em

#Questão 925142 - História, História Geral, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - História

O Estado surgiria de um compromisso entre os indivíduos, da vontade do povo, e como tal deveria ser governado por representantes dessa vontade. Essa teoria influenciou a formação dos Estados nacionais latino-americanos no século XIX, como repúblicas que afirmavam obter seu poder da vontade popular, apesar de na realidade isso raramente acontecer. (Kalina Vanderlei Silva. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 116-117.)
O processo de formação dos países latino-americanos foi marcado pela instabilidade política. A substituição das antigas colônias espanholas por nações independentes apresentou dois problemas básicos: constituir Estados soberanos e organizá-los em meio às mais variadas tendências políticas. Nesse contexto:

#Questão 925143 - História, , Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - História

O elo entre os assuntos públicos e as artes é particularmente forte nos países onde a consciência nacional e os movimentos de libertação ou de unificação nacional estavam se desenvolvendo. Não foi por acaso que o despertar ou ressurreição das culturas literárias nacionais na Alemanha, na Rússia, na Polônia, na Hungria, nos países escandinavos e em outras partes coincidisse com [...] a afirmação da supremacia cultural da língua vernácula e do povo nativo, ante uma cultura aristocrática e cosmopolita que constantemente empregava línguas estrangeiras.
(Eric J. Hobsbawm, 2007. p. 355-356.)
A restauração monárquica, uma das propostas do congresso de Viena, encontrou resistência em grande parte da Europa Ocidental, e vários movimentos revolucionários eclodiram, ao longo da primeira metade do século XIX, muitos deles impulsionados:

O Inca se proclama soberano da comunidade e divide as terras do ayllu (comunidade). A primeira parte são as terras do Estado ou do Inca. A segunda parte são as terras do culto ou do sol e a terceira parte, a maior, é de toda a comunidade conquistada, que é cedida à população local numa tentativa de demonstrar uma generosidade e benevolência do Inca, que proporciona a subsistência da comunidade. (Ameríndia-História, cultura e outros combates, v. 3 0.1,2007. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.bramerindia/article/view/1558. Acesso em: 27/12/2022.)
A mita era uma instituição de origem inca, utilizada por essa civilização, portanto, antes da chegada dos europeus. Apesar de sua origem inca,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis