Questões de História da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da Banca não informada

Durante o Regime Militar, a política local era diretamente ligada a fazendeiros e donos de terra que usavam do poder aquisitivo para entrar na política e depois se manter com a troca de favores com a comunidade. Tal prática ficou conhecida como coronelismo. Tasso Jereissati, jovem empresário na disputa pelo governo do estado, “denuncia”, em seus discursos, que os coronéis têm uma política tradicional atrasada. Nesse sentido, ele se refere a três coronéis:

Sobre o perímetro urbano de Fortaleza no século XIX, podemos dizer que se tratava de uma capital com um centro urbano e os arredores compostos de chácaras e sítios, constatando uma forte área campestre. Fortaleza tinha como limites urbanos as seguintes avenidas:

Na segunda metade do século XIX, a cidade de Fortaleza atingiu seu auge em prosperidade e o seu desenvolvimento foi maior do que o das outras cidades que estavam pleiteando o título de capital do estado. O cultivo do algodão e a abertura direta para a comercialização com a Europa facilitaram a modernização e a disputa pelo status de capital. Nessa perspectiva, Fortaleza concorria com quais cidades?

A palavra história vem do grego antigo iotopia que significa “pesquisa”, “conhecimento advindo da investigação”. Com Heródoto, apresentado por Cícero como “pai da História”, o termo Iotopia (Historiai) emerge como expressão de nova atividade humana (UAB, História para o ensino fundamental, 2018).

 De acordo com o trecho, analise as afirmações seguintes, com relação ao conceito de história.

I- No início do século XX, o conceito de história foi pautado na corrente metodológica positivista.

II- É a ciência que estuda somente os fatos políticos de uma sociedade.

III- A nova história utiliza, como método, ação e reação para analisar os fatos históricos.

IV- Na história social, história é a ciência que estuda a ação do homem no tempo.

V- No final do século XX, a nova história chegou ao Brasil, modificando as aulas de história.

VI -História é a ciência que estuda o passado para compreender o presente e modificar o futuro.

Estão corretas:

A historiografia do Ceará, ao longo do século XX, destacou que, no estado, não havia negros, por conta das especificidades da região, principalmente no setor econômico, graças à pecuária extensiva. No entanto, no século XXI, foram observados outros aspectos e fontes que constatam que havia muitos negros no Ceará. No tocante a essa questão, analise as afirmações seguintes.

I - A ausência de negros na historiografia cearense se deu por conta de uma associação direta do negro ao trabalho escravo, não incluindo outras formas de vivência de negros e mestiços no estado.

II - O uso de fontes orais, testamentos, inventários e escrituras mostraram a presença de negros no Ceará que não estão ligados necessariamente ao trabalho escravo.

III - No Ceará, os índios nativos aceitavam os negros nas suas tribos, fortalecendo a comunidade negra no estado.

IV - A presença de quilombos no Ceará não foi utilizada como uma constatação da presença negra, pois eles são questionáveis.

V - O tom de pele foi o maior fator determinante para a negação da presença negra no estado.

VI – A presença marcante de índios no estado afastou a possibilidade da vinda de negros para o Ceará.

Estão corretas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis