Questões de História da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da Banca não informada

Na segunda metade do século XX, a cidade de Fortaleza passou por um processo de urbanização inicial que influenciou a sua promoção para a capital do Ceará. Podemos destacar como principais construções:

Em relação à história humana e à história da natureza, podemos considerar que:

A estiagem forçou mais de cem mil sertanejos a migrarem para a capital em busca de auxílio - a cidade em 1877, note-se, possuía aproximadamente trinta mil habitantes! (FARIAS, Airton de; BRUNO, Artur. Fortaleza uma breve história, pág. 80). No final do século XIX para o XX, o estado sofreu várias secas que ficaram marcadas na história e na vida dos cearenses. Como a capital estava se urbanizando, as medidas de combate às secas tiveram uma relação mais direta com a remodelação de Fortaleza. Estamos falando, entre outras medidas:

"No Ceará não se embarca mais escravos”. Essa frase ficou muito conhecida na cidade de Fortaleza, num episódio do movimento contra o tráfico interno de escravos no Ceará. Essa ousada frase foi dita para os jangadeiros que estavam no porto do Mucuripe, com escravos para embarcar, e foi aceita pelos presentes. O autor da frase é o conhecido:

“Outra forma de resistência podia ser encontrada na compulsão dos populares ao deboche, ironia e sátira. No final do século XIX e primeiras décadas do século XX ficaram famosos em Fortaleza 'tipos populares’ que riam e faziam rir de qualquer coisa jocosa que acontecesse nas ruas” (FARIAS, Airton de. BRUNO, Artur. Fortaleza uma breve história). De acordo com o trecho, esses tipos populares hilários formaram o chamado:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis