Questões de História da Banca não informada

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Adeus Lenin também é uma produção cinematográfica que pode ser utilizada para pensarmos o ensino de história e seus desafios. Sobre o cenário do qual trata o texto fílmico e a sua relação com a crise dos paradigmas na história, NÃO podemos afirmar:

Em se tratando de refletir sobre as concepções de ensino de História que têm circulado na realidade educacional brasileira, podemos fazer as seguintes considerações acerca dos livros didáticos:

O Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo, o Rio de Janeiro fevereiro e março. Alô, Alô Realengo, aquele abraço...Alô, alô Teresinha aquele abraço, alô torcida do Flamengo, aquele abraço...Essa música, assim como a Garota de Ipanema e mais 25 canções de grande compositores brasileiros cantam a alma carioca com muita propriedade. Essa alma carioca radiante e contagiante representava até a década de 60 do século XX, a alma de todos os brasileiros. A perda do título de capital do Brasil por parte dos cariocas foi uma mudança paradigmática na nossa identidade nacional, isso foi consequência de:

I) Um processo histórico provocado pelos interesses do populista Getúlio Vargas.

II) Uma ambição narcisista e extremamente ousada do presidente Juscelino Kubistchek na sua administração emblemática dos 50 anos em 5.

III) Uma negação do imaginário brasileiro do passado e a invenção de um novo Brasil planejado, uniforme, moderno e silenciador das diferenças e dos contrastes sociais.

IV) Uma experiência recorrente na história do nosso país, intitulada de mobilidade das capitais, isso se deu sempre em função dos interesses políticos e econômicos de grupos oligárquicos que estavam no poder e queriam imprimir suas marcas narcísicas.

V) Uma consulta democrática direcionada a toda à população brasileira, portanto, Brasília como capital foi a expressão de um desejo coletivo nacional em um cenário republicano.

Estão INCORRETAS apenas as alternativas:

As cidades brasileiras vitrines, geométricas e espetaculares como Brasília escondem em seus escombros as outras cidades, as cidades dos excluídos, as experiências urbanas capitalistas dos que fazem a cidade com seu sangue, suor e lágrimas. Em se tratando de narrar a história da construção de Brasília, dentro de uma proposta metodológica da história vista de baixo, daremos visibilidade a outras experiências citadinas como:

I) A experiência dos movimentos estudantis.

II) As atitudes de justiça e generosidade do gestor Juscelino Kubistchek para com os trabalhadores que construíram a cidade de Brasília. III) Os movimentos dos operários das fábricas.

IV) Essa obra fantástica foi construída pelos nordestinos, chamados de candangos, na esperança de melhorar de vida, esses homens assumiram um cotidiano de trabalho árduo e incessante para concluir a grande obra desenvolvimentista de JK.

V) A geometria urbana dos populares foi desenhada e materializada pelos candangos ao ocuparem o entorno de Brasília, a cidade vitrine, criando assim, as chamadas cidades satélites, já que os construtores de Brasília não eram considerados dignos dessa obra fantástica moderna, pelo idealizador da nova capital.

Estão corretas apenas as alternativas:

O filme “O nome da Rosa” trata do cenário europeu na Idade Média e denuncia as relações e tramas de poder da Igreja Católica. A presença de um missionário franciscano no Convento onde estavam morrendo muitos discípulos inexplicavelmente contribuiu para o desmascaramento dos líderes religiosos que estavam sendo os próprios assassinos de seus discípulos que ousassem ler as obras secretas da Biblioteca. No que diz respeito às concepções de ciência e de História, essa trama cinematográfica pode ser relacionada a, EXCETO:

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