Questões de História do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História do ano 2025

As fotografias capturam momentos, pessoas e lugares de forma precisa, permitindo-nos reconstruir o passado e entender como a sociedade evoluiu ao longo do tempo.
Captura_de tela 2025-03-26 080910.png (271×189)
Foto: Ensinar História


A foto acima foi capturada em 1968 e evidencia o medo e o sofrimento causados pelo massacre de MỹLai, ocorrido durante:

“Ao norte do continente africano houve uma série de protestos populares que se espalharam entre as nações árabes e do Oriente Médio. Esses protestos se iniciaram no final de 2010, na Tunísia, espalhando-se por dezenas de países. Foram motivados pela insatisfação popular com regimes autoritários e com a falta de perspectiva econômica nesses países.
O estopim foi a morte de um vendedor tunisiano após ser vítima constante do assédio policial na Tunísia. Os protestos populares na Tunísia resultaram na destituição do presidente e em uma reforma constitucional no país. Alguns países acabaram se lançando em guerras civis como consequência desses protestos, sendo os casos de Síria, Iêmen e Líbia.”
Fonte:<https://www.historiadomundo.com.br/>.Acesso em 05 Fev.2025.

O texto acima refere-se diretamente ao movimento popular de resistência que ocorreu entre o norte africano e oeste da Ásia chamado:

A cultura, enquanto objeto historiográfico, é complexa. Destaca-se a inter-relação entre práticas culturais, representações e apropriações. Nesse contexto, analisar os itens. 
I. As práticas culturais abrangem tanto as instâncias oficiais de produção cultural quanto os usos e os costumes cotidianos de uma sociedade, como modos de falar, gestos e rituais.
II. As representações são formas de traduzir mentalmente uma realidade percebida, frequentemente associada a símbolos e imaginários coletivos.
III. A noção de apropriação implica incorporação passiva de práticas culturais e representações por grupos sociais específicos.
IV. A perspectiva cultural reconhece o dinamismo da cultura e a conexão entre suas dimensões simbólicas e políticas. 
Está CORRETO o que se afirma:  

A modernidade, caracterizada por intensas transformações econômicas, sociais e culturais, impactou significativamente os lugares de memória e os espaços identitários. Esses conceitos, centrais ao entendimento das relações entre história, cultura e identidade, se encontram em crise devido a fatores como globalização, hiperconsumo, transformações urbanas e avanço de tecnologias digitais. Com base nas reflexões apresentadas, analisar os itens: 
I. A modernidade líquida caracteriza-se por sua fluidez e pela ausência de formas estáveis, levando à fragmentação das relações coletivas.
II. Os lugares de memória são descritos como construções alheias à manipulação ideológica, sendo reconhecidos como representações neutras do passado.
III. A memória coletiva é construída por meio de processos de interação social que envolvem escolhas sobre o que deve ser lembrado ou esquecido.
IV. A ressignificação de espaços urbanos e monumentos revela como a história é utilizada para reforçar interesses de grupos dominantes, moldando as representações culturais. 
Está CORRETO o que se afirma:

Sobre o papel do rádio durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945), assinalar a alternativa CORRETA. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis