Questões de História do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História do ano 2025

Sobre as características da pólis na Grécia Antiga, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.



( ) A acrópole era uma área estratégica na pólis grega usada para defesa militar e onde se discutiam questões políticas e administrativas.


( ) A estrutura social da pólis grega era composta por uma população homogênea que compartilhava os mesmos direitos e deveres.


( ) A economia da pólis grega tinha como base principal a agricultura e o comércio no Mediterrâneo.


Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.  

Leia o trecho a seguir.


A maioria das pessoas tende a pensar que a História Cultural aborda a cultura superior, a Cultura com C maiúsculo. Então, o leitor pode querer uma palavra de explicação. Enquanto o historiador das ideias esboça a filiação do pensamento formal, de um filósofo para outro, o historiador etnográfico estuda a maneira como as pessoas comuns entendiam o mundo. Tenta descobrir a cosmologia, mostrar como organizavam a realidade em suas mentes e a expressavam em seu comportamento. Não tenta transformar em filósofo o homem comum, mas ver como a vida comum exigia uma estratégia. Operando ao nível corriqueiro, as pessoas comuns aprendem a “se virar” e podem ser tão inteligentes, à sua maneira, quanto os filósofos. Mas, em vez de tirarem conclusões lógicas, pensam com coisas, ou com qualquer material que sua cultura lhes ponha à disposição, como histórias ou cerimônias.


Adaptado de: DARNTON, Robert. O grande massacre dos gatos. E outros episódios

da História cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1986, p. XIV.



Assinale a opção que descreve corretamente a compreensão do autor sobre o objeto de estudo da História Cultural.

A história do Brasil é rica e vasta em cultura e marcos impactantes, O Brasil República foi um desses marcos de grande transformação, com eventos que moldaram não apenas o país, mas também influenciaram o cenário mundial. A transição do Império para a República, em 1889, é um desses eventos históricos significativos.
Sobre o período do Brasil República que abrange desde a Primeira República até a Nova República, analise as alternativas e assinale a INCORRETA: 

José Sarney adotou uma série de medidas que, à primeira vista, indicavam um esforço para resolver questões sociais cruciais, como a problemática agrária. Em junho de 1985, foi anunciado o ambicioso Plano Nacional de Reforma Agrária, que visava à distribuição de aproximadamente 130 milhões de hectares de terra a cerca de 1,5 milhão de famílias. Essa iniciativa foi um passo significativo no enfrentamento da desigualdade no campo, buscando promover maior justiça social e redistribuição de recursos. Ao longo de seu governo, Sarney implementou, dentro do contexto de um plano econômico mais amplo, o denominado Plano Cruzado.
A respeito do Plano Cruzado, analise as alternativas e assinale a CORRETA: 

A partir da Base Nacional Comum Curricular, (BNCC) do Ensino de História, é possível compreender que todo conhecimento sobre o passado está intrinsecamente ligado ao conhecimento do presente, sendo que as questões que surgem dos sujeitos são, em grande parte, reflexo das inquietações contemporâneas. O historiador, em seu trabalho, questiona o passado com o propósito de identificar, analisar e compreender os significados imersos em diversos objetos, lugares, saberes, práticas e sensibilidades. Esses questionamentos são frequentemente conduzidos por meio de hipóteses, que se materializam em diferentes narrativas, as quais buscam reconstruir o entendimento de tempos passados. Nesse sentido, entendemos que a dinâmica do ensinoaprendizagem, especialmente no Ensino Fundamental e, em particular, na disciplina de História, deve estabelecer um diálogo constante com o presente. Para refletir sobre o ensino de História, é imprescindível adotar atitudes críticas e reflexivas ao longo do processo pedagógico, como: identificação, comparação, contextualização, interpretação e análise. Essas práticas não apenas enriquecem o entendimento do aluno sobre os eventos históricos, mas também promovem o desenvolvimento de sua autonomia intelectual, permitindo-lhe perceber que os indivíduos agem de acordo com o contexto histórico e geográfico em que estão inseridos. Dessa forma, o ensino de História contribui para a formação de cidadãos conscientes de que os comportamentos e costumes são moldados e transformados ao longo do tempo, pela interação entre o passado e o presente.
À luz de todas as razões apresentadas, é certo o que se afirma sobre o conhecimento histórico, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Anos Finais, EXCETO: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis