Questões de História do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História do ano 2025

Um dos períodos mais intrincados e, por vezes, turbulentos da história do Brasil foi a instalação da República, em 1889.
Analise as afirmativas a seguir:

I. A primeira Constituição republicana do Brasil foi promulgada em fevereiro de 1891, durante o governo de Deodoro da Fonseca. Esta Carta Magna foi fortemente influenciada pelo modelo norte-americano e consagrou o sistema federativo, o que implicava na autonomia substancial dos estados federativos em relação à União.
II. No campo econômico, o então ministro das Finanças, Rui Barbosa, implementou uma política de estímulo à industrialização. Créditos foram concedidos com o intuito de facilitar a abertura de empresas. Essa política ficou conhecida como "encilhamento", sendo um marco na tentativa de modernização da economia nacional.
III. Uma das maiores revoltas ocorridas durante o período da Primeira República se deu durante o mandato de Hermes da Fonseca. O levante, protagonizado por marinheiros subalternos, em sua maioria negros e mulatos, ficou conhecido como Revolta da Chibata. Esta insurreição teve fortes conotações de resistência à opressão e à exploração dos militares.
IV. O voto deixou de ser censitário, e todos os cidadãos maiores de 21 anos passaram a ter direito ao sufrágio universal. Contudo, excluíam-se dessa nova prática os analfabetos, os mendigos, os praças militares e as mulheres, o que demonstrava as limitações do processo democrático instaurado.
V. A Carta Magna republicana se inspirou na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, adotando uma constituição com caráter censitário, na qual o chefe de Estado era escolhido pelas coligações partidárias da época: o Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Republicano Mineiro (PRM).

Estão CORRETOS:

Considerando o contexto do Feudalismo, durante a Idade Média, mais ou menos o período que vai do século X-XI a XIII-XIV, analise a seguinte afirmação:
“Um homem ajoelha-se na frente de outro homem, une as duas mãos e as coloca nas mãos daquele que está em pé a sua frente. Enquanto isso, o primeiro diz algumas palavras e se reconhece como o “homem” do outro homem. Depois, beijam-se na boca e estabelecem-se um acordo e uma amizade para toda a vida. Após essa união, por assim dizer “civil”, o primeiro homem jura sobre os Evangelhos ser fiel ao segundo, também, por toda sua existência”. (MICELI, 1994, p. 36).
O autor revela, sobre esse texto, em sua obra, e escritas sobre o feudalismo, um ritual presente entre:

A queda do socialismo na União Soviética foi resultado de uma série de fatores que comprometeram sua estrutura política e econômica.


Sobre esse processo, analise os itens a seguir



I. A centralização do controle estatal prejudicou a inovação tecnológica e a competitividade no mercado global.


II. O foco na produção bélica em detrimento dos bens de consumo contribuiu para a insatisfação da população.


III. Os elevados gastos militares agravaram a crise econômica, comprometendo o desenvolvimento do país.


IV. A economia planificada demonstrou-se mais eficiente do que a economia de mercado, resultando no fortalecimento do socialismo.



Estão CORRETAS:

#Questão 1120175 - História, História do Brasil, UEG, 2025, UEG, Analista de Gestão Governamental

Texto 1 Não se pode, portanto, continuar reduzindo a participação do escravo negro de Goiás a de um mero “figurante mudo”, ou “agente passivo” e romântico do processo histórico. […] Sua revolta e inconformismo ao sistema escravista imposto no Goiás Colônia são preocupações contínuas, às vezes lentas, mas permanentes, iniciadas no primeiro sentimento libertário, ou “estágio” de fuga, até sua abrangência coletiva nos quilombos […]. SILVA, Martiniano José da. Quilombos no Brasil Central: séculos XVIII e XIX (1725-1888). Introdução ao estudo da escravidão. Dissertação (mestrado em História). Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 1998. p. 384.
Texto 2 Apesar de meios coercitivos, o trabalho [em Goiás] é feito com a genuína preguiça brasileira. Assim, por exemplo, durante um dia, da mina de 10 braças de profundidade, por uma trilha suave de ascensão, um negro conduz pedras de 10 a 15 libras, numa gamela de madeira sobre a cabeça, no máximo quatro vezes. [...] Quando chove, não se trabalha absolutamente. Pohl, Johann E. Viagem ao interior do Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1951. p. 354.
Sobre o processo de escravização negra em Goiás entre os séculos XVIII e XIX, verifica-se que

#Questão 1120176 - História, História do Brasil, UEG, 2025, UEG, Analista de Gestão Governamental

No final do século XIX basicamente três grupos ideológicos dominavam o cenário político goiano: os liberais, ligados aos Bulhões; os conservadores, ligados às oligarquias Fleury e Jardim, dominantes em Goiás durante a monarquia; e os republicanos, liderados pelo jovem intelectual Joaquim Xavier Guimarães Natal, ligado por casamento aos Bulhões. GOMES, Vanessa Carnielo Ramos. Dom Emanuel Gomes de Oliveira e a Educação em Goiás (1923-1947). Tese (doutorado em Educação). Uberlândia: Faculdade de Educação da UFU, 2019, p. 92.
Sobre o cenário e a história política de Goiás na Primeira República (1889-1930), verifica-se que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis