Questões de História do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História do ano 2025

#Questão 1117265 - História, História Geral, ADM&A, 2025, Prefeitura de João Alfredo - PE, Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - História

A Civilização Egípcia desenvolveu-se às margens do Rio Nilo. Assinale a opção CORRETA.

#Questão 1117266 - História, História Geral, ADM&A, 2025, Prefeitura de João Alfredo - PE, Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - História

Uma escola propôs a análise das causas e consequências da Revolução Francesa (1789) em paralelo às atuais demandas populares por direitos e participação política. O professor constatou que os alunos veem esse evento histórico como distante e pouco aplicável à realidade. Como relacionar a derrubada do Antigo Regime às experiências sociais contemporâneas? 

#Questão 1117267 - História, História Geral, ADM&A, 2025, Prefeitura de João Alfredo - PE, Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - História

Analise as afirmações sobre a formação das monarquias nacionais na transição da Idade Média para a Idade Moderna:

I. A centralização administrativa e o fortalecimento das burocracias régias contribuíram para a consolidação do poder real.
II. O desenvolvimento do Renascimento cultural foi indissociável do apoio das monarquias nacionais, que financiaram universidades livres de qualquer influência religiosa.
III. A expansão marítima europeia impulsionou o acúmulo de capitais, favorecendo políticas mercantilistas associadas ao poder monárquico.
IV. O processo de unificação territorial foi uniforme em todo o continente, sem resistências de nobres locais.

Estão CORRETAS as alternativas: 

A Europa, no século XIX, foi palco para a consolidação do Estado burguês e da burguesia enquanto classe. Nesse período, para manter a sua hegemonia, a burguesia necessitava, então, investir na construção de um homem novo, um homem que pudesse suportar uma nova ordem política, econômica e social. Conforme discute Carmen Lúcia Soares na obra “Educação Física: Raízes européias e Brasil” (2001), naquele contexto, a Educação Física simbolizava a própria expressão física da sociedade do capital. Assim, segundo a autora, com a consolidação dos ideais da Revolução Burguesa, a Educação Física ocupou-se da construção de um corpo:

#Questão 1118637 - História, História Geral, UFSM, 2025, UFSM, Professor EBTT - Área: Ciências Humanas

“Na China, os ingleses aproveitaram-se da Guerra do Ópio (1840-1842) para conquistar importantes portos. O ópio é uma droga que provoca indolência. Por afetar a população chinesa, o governo de Pequim proibiu seu comércio diversas vezes desde 1729. Os comerciantes ingleses, porém, continuaram a traficar a droga, contrabandeando-a da Índia para vendê-la na China.”

Fonte: ARRUDA, J. J. de A.; PILETTI, N. Toda a História. História Geral e História do Brasil. 12ª ed. São Paulo: Ática, 2003. p. 300.

A respeito do imperialismo, processo histórico a que se refere o trecho, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) Vladimir Ilitch Ulianov, também conhecido como Lênin, definiu o imperialismo como fase superior do capitalismo, uma forma de dominação política que visou garantir controle de áreas para servirem de mercados consumidores e fornecedores de matérias-primas nos séculos XIX e XX.
( ) O crescimento produtivo nos padrões industriais atingiu níveis inéditos e criou oportunidade para que os industriais controlassem o sistema financeiro e o sistema de crédito, que foi abalado durante a crise sistêmica de 1873.
( ) Da mesma forma que a China foi explorada pelo Reino Unido, o Japão não resistiu à pressão dos Estados Unidos e tornou-se uma semicolônia.

A sequência correta é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis