Questões de História do ano 2025

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Listagem de Questões de História do ano 2025

As fontes e documentos são essenciais no processo de interpretação crítica da História, pois é a partir deles, mediante o uso de referências teóricas e de sujeitos que a eles concedem sentidos, que a relação entre passado e presente é criticamente desvelada.
No que diz respeito às fontes e documentos, é correto afirmar:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) faz referência a “processos” que, quando confrontados a “um objeto”, possuem a capacidade de “estimular o pensamento”.
Considerando o ensino de História na etapa do Ensino Fundamental, é correto afirmar que esses processos são:

#Questão 1115608 - História, História Geral, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - História

Leia o texto a seguir:

    O patrimônio intelectual de origem medieval é impressionante. Fazem parte desse patrimônio inúmeras técnicas intelectuais.

(Hilário Franco Junior, A Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001. Adaptado)

Entre os exemplos desse patrimônio, é possível identificar

#Questão 1115609 - História, História Geral, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - História

Leia o texto a seguir:

O rei vinha, desde a Idade Média, tendo seu caráter de soberano superando o de suserano, o aspecto propriamente monárquico (“poder único”) sobrepujando o feudal, contratual, os vassalos tornando-se súditos.

(Hilário Franco Junior, A Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001. Adaptado)

Para Hilário Franco Junior, tal lugar ocupado pelo monarca desde a Idade Média seria uma evidência de que

#Questão 1115610 - História, História Geral, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - História

Leia o texto a seguir:

    O processo de independência da Namíbia também pode ser considerado um exemplo clássico de intolerância e racismo. Pouco depois da Primeira Guerra Mundial, em 1920, o sudoeste africano alemão foi delegado à tutela internacional pela Sociedade das Nações para a jurisdição nacional, sob mandato da União Sul-Africana. Em 1925, foi proclamado “quinta província” da União e assimilado ao regime do apartheid. Essa mudança acarretou o confisco de terras do chefe tradicional superior dos hereros para entregá-las a colonos brancos.

(Leila Leite Hernandez, África na sala de aula: visita à História Contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005. Adaptado)

O trecho evidencia

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