Questões de História da CEV-U

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História da CEV-U

As fontes e documentos são essenciais no processo de interpretação crítica da História, pois é a partir deles, mediante o uso de referências teóricas e de sujeitos que a eles concedem sentidos, que a relação entre passado e presente é criticamente desvelada.
No que diz respeito às fontes e documentos, é correto afirmar:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) faz referência a “processos” que, quando confrontados a “um objeto”, possuem a capacidade de “estimular o pensamento”.
Considerando o ensino de História na etapa do Ensino Fundamental, é correto afirmar que esses processos são:

“A tradição autoritária, segundo o pensamento social brasileiro em Holanda (2016), Faoro (2008) e Schwarcz (1988), foi uma marca perene da formação econômica e sociopolítica do Brasil, cujas bases estariam alicerçadas no regime de apropriação privada da terra, na ausência de relações de solidariedade social, na primazia das relações pessoais e familiares, e no poder indelével das elites rurais, dos ‘coronéis’ e sua íntima relação com o processo político.”
(Rezende, 2020, p. 1. A Formação Social do Estado Brasileiro: origens e a modernização no pensamento político institucional. Disponível em: https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RM/article/view/2243/1460)


Com relação ao processo de formação socioeconômica e sociopolítica do Brasil, marque a opção correta:

O ensino de História não deve se limitar à mera repetição de conteúdos, teorias e conceitos, mas ser um verdadeiro processo de reelaboração crítica daquilo que é ensinado. As “bases da epistemologia da História” são imprescindíveis para esse processo de autonomia do pensamento por parte do discente.
Com relação a essas “bases epistemológicas”, marque a opção que NÃO corresponde às suas características: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis