Questões de História do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História do ano 2025

#Questão 1126338 - História, História do Brasil, VUNESP, 2025, Prefeitura de Sertãozinho - SP, Professor de Educação Básica II - História

Ao longo do século XIX, as elites brasileiras e os escravistas de um modo geral tiveram de enfrentar a resistência dos cativos em cada lugar em que a escravidão floresceu. Essa resistência sugere que o projeto vencedor de um país escravocrata não foi desfrutado sem a contestação dos principais perdedores.


As rebeliões representaram a mais direta e inequívoca forma de resistência escrava coletiva.


(João José Reis. Nos achamos em campo a tratar da liberdade:

a resistência negra do Brasil oitocentista. Em: Carlos Guilherme Mota (org.).

Viagem incompleta. A experiência brasileira (1500-2000). Formação: histórias)



Segundo o historiador, as rebeliões

#Questão 1126341 - História, História do Brasil, VUNESP, 2025, Prefeitura de Sertãozinho - SP, Professor de Educação Básica II - História

A matriz do dissenso historiográfico está na caracterização do sistema escravista, tido por alguns como violento e cruel, por outros como brando, benevolente. Quem inicialmente obteve grande repercussão ao difundir essa última concepção foi Gilberto Freyre.


A partir da década de 1950, Florestan Fernandes, Otávio Ianni, Emília Viotti da Costa passam a produzir teses que divergem diametralmente das de Freyre.


(Suely Robles Reis de Queiróz. Escravidão negra em debate.

Em: Marcos Cezar de Freitas (org.).

Historiografia brasileira em perspectiva. Adaptado)



Para os pensadores que se opunham às ideias de Freyre, a escravidão

#Questão 1126343 - História, História Geral, VUNESP, 2025, Prefeitura de Sertãozinho - SP, Professor de Educação Básica II - História

As monarquias absolutas introduziram os exércitos regulares, uma burocracia permanente, o sistema tributário nacional, a codificação do direito e os primórdios de um mercado unificado. Todas essas características parecem ser eminentemente capitalistas. Uma vez que elas coincidem com o desaparecimento da servidão, uma instituição nuclear do primitivo modo de produção feudal na Europa, as descrições do absolutismo por Marx e Engels como um sistema de Estado correspondente a um equilíbrio entre a burguesia e a nobreza – ou mesmo a uma dominação direta do capital –, sempre pareceram plausíveis. No entanto, um estudo mais detido das estruturas do Estado absolutista no Ocidente invalida inevitavelmente tais juízos.


(Perry Anderson. Linhagens do Estado absolutista. Adaptado)


De acordo com Anderson, a estrutura dos Estados absolutistas foi determinada

#Questão 1126344 - História, História do Brasil, VUNESP, 2025, Prefeitura de Sertãozinho - SP, Professor de Educação Básica II - História

O sentimento antilusitano já era expresso mais livremente pelas camadas populares e vai, aos poucos, tornando- -se mais explícito entre a elite imperial brasileira. Alguns grupos associavam claramente o que consideravam “atraso” material e cultural do Brasil à administração portuguesa colonial e à permanência de vários traços dela no Império.


A República proclamada em 1889, sedenta de construir- -se sobre a incompetência monárquica, intensificou o antilusitanismo ao acrescentar aos antigos dominadores um outro epíteto medonho: assassinos do grande herói nacional, Tiradentes.


O primeiro a levantar-se contra toda essa construção mais imaginária que histórica foi Gilberto Freyre.


(Eduardo França Paiva. De português a mestiço: o imaginário brasileiro sobre a colonização e sobre o Brasil. Em: Lana Mara de Castro Siman e Thais Nívia de Lima e Fonseca (org.). Inaugurando a História e construindo a nação – discursos e imagens no ensino de História. Adaptado)



Considerando a discussão do excerto, Freyre 

#Questão 1126545 - História, História do Brasil, ADM&A, 2025, Prefeitura de Flores - PE, Professor Ensino Fundamental II - História

Durante o Período Regencial no Brasil (1831-1840), várias revoltas regionais ocorreram, refletindo tensões políticas e sociais. Sobre esse contexto, marque a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis