Questões de História do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História do ano 2025

#Questão 1129687 - História, História Geral, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Historiador

O oceano da historiografia acha-se hoje povoado por inúmeras ilhas, cada qual com a sua flora e a sua fauna particular. Ou, para utilizar uma metáfora mais atual, podemos ver a Historiografia como um vasto universo de informações percorrido por inúmeras redes, onde cada profissional encontra a sua conexão exata e particular.
(BARROS, José D’Assunção. Os Campos da História – uma introdução às especialidades da História. Campinas: Revista HISTEDBR On-line, nº 16; dez. 2004.)

No tocante à produção historiográfica, cabe observar as seguintes considerações; analise-as.

I. A História das Mentalidades, a História do Imaginário e a História Antropológica, por exemplo, foram enfoques que de certo modo se desprenderam há algumas décadas da História da Cultura.

II. Há dimensões que são constituídas pelo contato da História com outras disciplinas, como a Geo-História, que surgiu de uma interface do trabalho historiográfico com a Geografia.

III. A historiografia contemporânea adota uma abordagem que busca nas narrativas tradicionais escrever sobre o passado. Ela busca enfatizar as fontes oficiais, o que influencia o historiador a incluir perspectivas antes negligenciadas para enriquecer a compreensão histórica.

IV. A História da Cultura Material organizou-se a partir de um certo setor da História Econômica, que estava diretamente voltado para o consumo e que passou a se conectar com certos aspectos enfatizados pela História Cultural, ao mesmo tempo em que se beneficiava das preocupações crescentes com a vida cotidiana que surgiram no decurso do século XX.

Está correto o que se afirma em

#Questão 1129688 - História, História Geral, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Historiador

A história arrisca-se a perder sua identidade apesar da grande quantidade das pesquisas atuais. Mostra a tendência para diluir o campo histórico nas diversas outras ciências sociais. A dúvida cética foi substituída pela construção do futuro a partir do passado em nome da perda de sentido. Daí o refluxo do relato factual cujo estatuto desmorona-se, já que não se inscreve mais em uma problemática inteligível do antes e do depois na escala do tempo.
(DOSSE, François. A história em migalhas: dos Annales à nova história. Tradução de Esther Fine. São Paulo: Ensaio, 2003. Pág. 323-324.)

O paradigma apresentado no texto sugere que o risco enfrentado pela história na pós-modernidade estaria relacionado ao (à)

Considerando o contexto histórico sobre a Guerra do Peloponeso, no século V a.C., analise as sentenças abaixo:

A expansão marítima e o domínio comercial ateniense começaram a ser vistos como uma ameaça pelas demais cidades gregas. Para frear o crescente poderio ateniense, Esparta e outras cidades gregas formaram a chamada Liga de Delos (1ª parte). A Guerra foi também um conflito ideológico, pois a hegemonia ateniense não se manifestava apenas na cobrança de tributos. Atenas estimulava outras pólis a adotarem a democracia, gerando uma situação de desconforto para Esparta (2ª parte). Vitoriosa no conflito, a hegemonia espartana prevaleceu por mais de um século, caindo a partir das investidas do poderio militar do Reino Macedônico, uma vez que não conseguiu deter os exércitos de Alexandre Magno (3ª parte).

Quais partes estão corretas? 

A Segunda Guerra Mundial (1939–1945) e a Guerra Fria (1947–1991) marcaram transformações significativas na ordem política e econômica global.
Sobre os impactos e desdobramentos desses eventos, assinale a alternativa CORRETA

A Primeira Guerra Mundial (1914–1918) e a Revolução Russa (1917) foram eventos interligados que transformaram o cenário político, econômico e social do início do século XX.
Sobre as relações entre esses acontecimentos, assinale a alternativa CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis