Questões de História do ano 2007

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Listagem de Questões de História do ano 2007

#Questão 517793 - História, Educação em História, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

Na análise de fotografias em sala de aula, é importante ressaltar que estas são "recortes" da realidade, uma vez que são imagens criadas por um autor, construídas como ex-pressões de um momento específico, de acordo com téc-nicas de captação e reprodução. Sendo assim, ao analisar historicamente uma fotografia, como a reproduzida a seguir, os alunos devem aprender a questionar a imagem, ou seja,

I. formular questões a partir da observação minucio-sa, sem ler previamente a legenda, atentando para elementos como lugar, época, ação retratada, estilo das vestimentas, construções e outros detalhes.
II. procurar perceber o olhar do fotógrafo em relação à cidade, identificando os elementos que ele procurou privilegiar, como valores, hábitos e possíveis im-pressões sugeridas pela cena retratada.
III. elaborar uma narrativa ficcional, isto é, uma deter-minada história para aquela imagem, atividade mais produtiva que efetuar a interpretação da fotografia por meio de tentativas de contextualização.
IV. refletir sobre a historicidade do documento, perce-bendo que a fotografia pressupõe o domínio de cer-ta técnica, o gosto estético do seu autor e os limi-tes e possibilidades do seu contexto de produção.

É correto o que se afirma APENAS em

#Questão 517795 - História, Educação em História, FCC, 2007, SME/SP, Professor de Ensino Fundamental

A formulação das propostas curriculares de História, nos anos noventa, contribuiu para a discussão de novos conteúdos e métodos de ensino nessa área. Dentre as inovações apresentadas por tais propostas, pode-se destacar a

Os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao litoral do atual estado do Espírito Santo em 1635. O início do povoamento ocorreu em Vila Velha. Vitória foi fundada a seguir, após combates entre portugueses e indígenas da região. A presença de religiosos europeus, como jesuítas e franciscanos, foi marcante na colonização desse território.

 O povoamento do Espírito Santo ocorreu de forma gradual, no litoral sul. Por mais de três séculos, a cana-de-açúcar comandou a economia local, substituída pelo café em meados do século XIX, com o Brasil já independente. A atração exercida pelo café, especialmente junto a fluminenses e mineiros, possibilitou a ocupação do interior, do sul para o norte.

A partir dessas informações e considerando também aspectos marcantes da história do Espírito Santo, julgue os itens que se seguem.

Diferentemente de outras áreas do Brasil colonial, no Espírito Santo, não há monumento histórico de cunho religioso, como igrejas e conventos.

 

Os relatos espetaculares sobre a Amazônia, presentes nos depoimentos dos indígenas e nas crenças européias, contrapunham, a todo momento, duas visões da nova terra: a idílica e a temível, a paradisíaca e a trágica. Esse contraponto, na verdade, refletia o contexto histórico no qual estava inserido, significando que:

Leia o texto abaixo para responder às questões de nos 17 e 18.

Sobre a estrutura social dos Vales do Guaporé e do Madeira nesta época, é correto afirmar que:

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