Questões sobre Educação em História

No que se refere à memória e à oralidade, julgue os itens que se seguem, relativos ao ensino de história. A memória é uma representação do passado e, como tal, pode servir de fonte histórica.
  • C. Certo
  • E. Errado
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No que se refere à memória e à oralidade, julgue os itens que se seguem, relativos ao ensino de história. A metodologia utilizada pela história oral garante ao historiador a necessária objetividade histórica na medida em que elimina os aspectos subjetivos inerentes às fontes orais.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Leia atentamente o seguinte excerto:

“A apreensão das noções de tempo histórico em suas diversidades e complexidades pode favorecer a formação do estudante como cidadão, aprendendo a discernir os limites e possibilidades de sua atuação, na permanência ou na transformação da realidade histórica em que vive”.

(Grifo do autor) BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. MEC, p.25.

Das competências que se espera de um aluno do Ensino Médio em relação ao componente curricular de História apresentadas a seguir, assinale a opção que corresponde à competência que se refere à formação cidadã.

  • A. Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos.
  • B. Situar os momentos históricos nos diversos ritmos da duração e nas relações de sucessão e/ou de simultaneidade.
  • C. Analisar e interpretar fontes documentais de natureza oficial, reconhecendo o papel das mesmas, dos agentes sociais que as criaram e do seu papel na produção da verdade histórica.
  • D. Perceber como absoluta uma concepção de tempo e uma forma de periodização do tempo cronológico, reconhecendo-a como uma construção transcendente.
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A presença da História na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias na organização curricular do Ensino Médio tem por objetivo a constituição de competências que permitam ao educando
  • A. compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros.
  • B. memorizar os aspectos da sociedade, sua gênese e evolução, destacando os grandes eventos e os personagens que neles intervêm.
  • C. compreender o desenvolvimento da sociedade puramente como processo de ocupação de espaços físicos e as relações deterministas da paisagem sobre a vida humana.
  • D. apreender o papel histórico das instituições oficiais: políticas e econômicas, associando-as aos personagens históricos, que são os únicos responsáveis pela condução da sociedade.
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Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre História Oral.

( ) Desde sua implementação seus métodos e objetivos de pesquisa têm sido regularmente mantidos.

( ) Por meio de narrativas populares, aproxima-se de comunidades não hegemônicas explorando a sua subjetividade.

( ) Entrelaça-se com a literatura, a linguística, a antropologia, as religiões, a música, a cultura de massa e a política.

( ) Parte de eventos pontuais e determinados lugares e refere-se mais aos acontecimentos do que aos significados.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. V, V, F, F.
  • B. F, F, F, V.
  • C. V, F, V, V.
  • D. F, V, V, F.
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No que diz respeito aos fins educativos da História, não basta apenas que se saiba sobre os fatos ocorridos no passado; é necessário situá-los em seu contexto, perceber que, no estudo do passado, há diferenciados pontos de vista, alguns até discordantes entre si; além disso, é preciso que se estabeleça a reflexão de que há múltiplas maneiras de obter e avaliar as informações sobre o pretérito. Assim sendo, é correto dizer que os objetivos didáticos do ensino de História são os seguintes:
  • A. desconstruir completamente o passado e reconstrui-lo com base no presente.
  • B. analisar, estabelecer relações, compreender e transmitir o passado.
  • C. verificar o passado e o presente com vistas a projetar um futuro próximo.
  • D. proporcionar uma cultura humanista que concebe o passado encerrado em si.
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As relações entre o ensino de história e a educação em direitos humanos acontecem não apenas na rotina diária da atividade educativa; elas ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são reflexos de diferentes formas de representação existentes
  • A. nos preconceitos e nas inúmeras ameaças aos direitos humanos e disputas de poder.
  • B. nos espaços escolares onde se considera o(a) professor(a) incapaz de ensinar corretamente.
  • C. nas concepções de história e educação presentes na prática pedagógica dos docentes.
  • D. nas interações entre alunos e alunas e as formas de relacionamentos com a escola.
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Considere o seguinte enunciado: “A primeira fase da história dos seres humanos no planeta caracteriza-se por uma relação intensa com o meio ambiente, ao longo do tempo eles conseguiram não apenas interagir com a natureza, mas passaram a ter controle sobre ela por meio da domesticação de plantas e animais”.

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre o enunciado acima.

( ) A domesticação dos animais tem como efeito o fim da caça e início da agricultura.

( ) O período paleolítico caracteriza o fim do nomadismo e início da caça e da pesca.

( ) A domesticação dos primeiros animais ocorreu no mesolítico.

( ) A revolução neolítica indica o início da agricultura e a fabricação de ferramentas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. V, V, F, F.
  • B. V, F, V, F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. F, F, V, V.
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O objetivo primeiro do conhecimento histórico é a compreensão dos processos e dos sujeitos históri-cos, o desvendamento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos em diferentes tempos e espaços. Os historiadores estão atentos às diferentes e múltiplas possibilidades e alternati-vas apresentadas nas sociedades, tanto nas de hoje quanto nas do passado, que emergiram da ação consciente ou inconsciente dos homens; procuram apontar para os desdobramentos que se impuse-ram com o desenrolar das ações desses sujeitos. (BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In. KARNAL, Leandro (Org). História na sala de aula: conceitos, práti-cas e propostas. São Paulo, 2007. p. 42)

Com relação à definição de conhecimento histórico de Bezerra (2007), o papel o historiador está cor-retamente sintetizado em:

  • A. O conhecimento histórico se constrói na análise dos diversos processos sociais do passado, a partir dos grandes eventos políticos e fatos históricos.
  • B. O foco do historiador é a diversidade apresentada em cada sociedade, que, diferentes entre si, exigem análises no micro, evitando que se faça generalizações.
  • C. O historiador considera as ações dos sujeitos históricos como processos a partir das relações sociais e múltiplas, inseridas no tempo e no espaço.
  • D. O ofício do historiador se constrói em sociedade, na relação entre os grupos humanos como ações coletivas vistas no espaço da vida social.
  • E. O profissional em história tem seu foco no homem em sociedade, que vive e produz compreen-sões, com análise em separado das relações que estabelece.
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Observe a charge:

Na charge, os personagens Calvin e Haroldo, criações do cartunista Bill Watterson, conversam sobre a atividade escolar a partir de artigo de jornal. Ao que parece, o Calvin não compreendeu bem a intenção da atividade, que está relacionada com o uso de novas linguagens no ensino de História. Qual o objetivo da atividade proposta pelo(a) professor(a) do Calvin?

  • A. A atividade do trabalho de jornais se volta para pensar o presente. Mais que discutir o passado e seus acontecimentos, é preciso desenvolver, no educando, a habilidade de construir uma Ló-gica ou Consciência Histórica.
  • B. A escolha da atividade deve sempre ter relação com o conteúdo trabalhado em sala. A escolha do Calvin em apresentar o “alienígena espacial” se mostra distante dos conteúdos trabalhados em sala.
  • C. Na disciplina História, é preciso contextualizar e problematizar sempre. Com o desenvolvimento disciplinar, a organização cronológica dos fatos, por si só, perdeu o sentido. A explicação era o objetivo que foi negligenciado pelo Calvin.
  • D. O conhecimento histórico se faz pelo contato com as fontes históricas, que, com a mudança de paradigma, se ampliaram. O manuseio de jornais é uma fonte acessível para transformar o edu-cando em um historiador profissional.
  • E. O objetivo da proposta do professor é o trabalho com atualidades, presente nas propostas curri-culares em História e que, por se tratar do mundo atual, só pode ser construída por meio de fontes jornalísticas.
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