Questões sobre Educação em História

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação em História

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. Em tempos de nacionalismo exacerbado, a história ensinada na escola deve ater‐se ao estudo da nacionalidade, eximindo‐se de abordar outros países e culturas do mundo contemporâneo.

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. A assimilação dos conteúdos por parte dos alunos é bastante facilitada quando o professor faz constantes julgamentos de valor sobre personagens e fatos históricos.

Diante do conceito de história como investigação e pesquisa, o professor deixou de ser o centro da aula para ser o mediador de conhecimentos e vivências dos alunos, na leitura dos processos históricos. Em relação à disciplina de história, espera-se que os alunos do ensino fundamental aprendam a:

I - identificar os seus grupos de convivência e as relações construídas com outros tempos e espaços;

II - conhecer e respeitar o modo de vida e o comportamento de diferentes grupos sociais em tempos e espaços diferentes;

III - aprender datas e fatos para conhecer a história do Brasil e a do mundo;

IV - reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas presentes na sua realidade; V - saber sobre a história política de grandes feitos para fazer uma leitura da sua realidade;

VI - questionar a sua realidade, reconhecendo problemas e buscando soluções possíveis nas instituições de atuação política e sociedade civil.

Entre os itens acima, quais completam corretamente o enunciado desta questão?



O reconhecimento da importância das histórias, da diversidade e da pluralidade dos povos indígenas contribui para a construção do respeito aos direitos dessas populações, assim como possibilita que a sociedade e o Estado brasileiros ampliem os diálogos com esses sujeitos sociais acerca da elaboração de políticas públicas que atendam suas demandas.

Acerca do uso de instrumentos pedagógicos e de recursos audiovisuais e textuais variados em aulas de história, julgue os itens a seguir, considerando o contexto abordado no texto 15A2CCC.

A possibilidade de mulheres negras, empregadas como domésticas no sul dos Estados Unidos da América na década de 60 do século passado, produzirem narrativas próprias sobre suas histórias reflete uma postura comum da produção historiográfica brasileira daquele período.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis