Questões sobre ITIL

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Listagem de Questões sobre ITIL

#Questão 1022366 - Governança de TI, ITIL, UFRPE, 2022, UFRPE, 2022 - UFRPE - Técnico em Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Sistemas - Edital nº 42

Um dos processos do ITIL é o Gerenciamento de Continuidade de Serviço de TI, que visa garantir que recursos técnicos de TI e de serviços possam ser retomados dentro dos períodos de tempo requisitados e acordados. Este processo faz parte de que livro do ITIL v3?

#Questão 1022367 - Governança de TI, ITIL, UFRPE, 2022, UFRPE, 2022 - UFRPE - Técnico em Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Sistemas - Edital nº 42

Sobre o ITIL v3, analise as afirmativasa seguir.


1) ITIL (Information Technology Infrastructure Library) pode ser definido como um conjunto de práticas para gerenciamento de serviços de TI.


2) O ITIL é visto como um conjunto de livros, por isso também é conhecido como biblioteca. O ITIL v3 possui cinco livros, número maior do que versões anteriores (ITIL v1 e v2), o que mostra o crescimento deste padrão.


3) O ITIL, em sua versão v3, propõe processos específicos para gerenciamento financeiro, gerenciamento de Segurança da Informação e gerenciamento de incidente.


Está(ão) correta(s)

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um conjunto de boas práticas operacionais que pode ser aplicado na gestão da Tecnologia da Informação de uma empresa. Ele auxilia o gerenciamento do ambiente de TI por meio do registro de todos os seus itens em um banco de dados. Assim sendo, efetua um controle dos componentes da infraestrutura de TI utilizados na realização dos serviços. O processo da área de suporte e serviços do ITIL é denominado Gerenciamento de 

#Questão 1022733 - Governança de TI, ITIL, CESPE / CEBRASPE, 2022, PGE-RJ, Analista de Sistemas e Métodos

Julgue o item subsecutivo com base no ITIL v4. 


A atividade “melhorar” da cadeia de valor de serviço assegura a melhoria contínua dos produtos, serviços e práticas em todas as atividades e em todas as quatro dimensões do gerenciamento de serviço. 

#Questão 1022893 - Governança de TI, ITIL, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Tecnologia

   Uma organização disponibiliza um sistema de informação que é vital para sua sobrevivência no mercado, considerado de alta criticidade, e que precisa funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma nova versão do sistema foi disponibilizada em ambiente de produção, utilizando componentes de um processo de integração e entrega contínua. Esse tipo de mudança é considerado de baixo risco, sendo normalmente pré-autorizado, sem necessidade de autorizações adicionais para execução. A nova versão ocasionou uma indisponibilidade do sistema por 2 horas, que já havia ocorrido outras cinco vezes em um período de 30 dias, considerada um desastre por gerar perdas financeiras e de imagem para a organização. A indisponibilidade, não identificada pelo time de operações e monitoramento, foi percebida pelos usuários do sistema que notificaram a central de atendimento. O impacto causado não havia sido previsto no planejamento dessa ação em todas as ocasiões. 


Tendo como referência essa situação hipotética e considerando o ITIL, versão 4, julgue o item a seguir.

Considerando que o processo de gerenciamento de liberação estava em um ambiente ágil, as implantações de alteração no software devem acontecer de forma consolidada com as alterações na infraestrutura, devendo ser feita em conjunto em uma única implantação. 

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