Questões de Geografia do ano 2023

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Listagem de Questões de Geografia do ano 2023

#Questão 926113 - Geografia, População, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Básica - Geografia

Dentre as formulações teóricas deixadas por ele, a mais famosa é a que afirmava que existe uma tendência universal da população crescer em progressão geométrica e a produção de alimentos em progressão aritmética (adaptado de SCARLATO, 2011). Assinale a alternativa correspondente ao teórico que formulou a teoria citada no texto, de forma correta.

#Questão 926114 - Geografia, Cartografia, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Básica - Geografia

“Os mapas em anamorfose consistem em representações diferenciadas do espaço geográfico, que se bem utilizadas, podem contribuir e enriquecer o processo de ensino aprendizado da disciplina geográfica, permitindo ainda uma boa apropriação e compreensão espacial dos educandos” (ZUCHERATO; FREITAS, 2014). Em relação aos mapas em anamorfose e seu uso em sala de aula, assinale a alternativa correta. 

#Questão 926115 - Geografia, Agropecuária, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geografia

Leia o fragmento a seguir.
O estado de São Paulo atingiu o máximo de desmatamento entre 1920 e 1935. Restam 1,7 milhão de hectares de Mata Atlântica, sendo que cerca de 80% estão localizados no litoral. A complexidade ambiental e a biodiversidade dos fragmentos remanescentes também são resultado do manejo das florestas pelas populações humanas que se sucederam na região. As culturas pré-cabralinas (ameríndios) e alguns segmentos diferenciados da sociedade majoritária (populações tradicionais), tais como os camponeses caiçaras e quilombolas se caracterizam por uma forte interação com as florestas e influíram no seu desenvolvimento.
(Adaptado de FURLAN, Sueli A. Lugar e cidadania: implicações socioambientais das políticas de conservação ambiental. In: DIEGUES, Antonio C. S. (Org). Enciclopédia caiçara: o olhar do pesquisador. São Paulo: Hucitec, 2004). 
Sobre as formas de manejo dos recursos naturais pelas comunidades tradicionais no atual estado de São Paulo, analise as afirmativas a seguir.
I. As comunidades tradicionais cultivam espécies da floresta nativa. II. O pousio é uma das práticas de fertilização da terra usada pelas comunidades tradicionais. III. As práticas tradicionais de agricultura itinerante e pesca são complementadas pelo extrativismo vegetal.
Está correto o que se afirma em

#Questão 926116 - Geografia, Geografia Econômica, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geografia

Leia o fragmento a seguir.
“A técnica, esse intermediário entre a natureza e o homem desde os tempos mais inocentes da história, converteu-se no objeto de uma elaboração científica sofisticada que acabou por subverter as relações do homem com o meio, do homem com o homem, do homem com as coisas, bem como as relações das classes sociais entre si e as relações entre nações. A brutalidade das transformações ocorridas na totalidade do mundo, no curso dos últimos trinta anos, impede-nos de pensar que o passado, embora próximo, seja ainda dominante. Trata-se de uma fase inteiramente nova na história da humanidade.” 
(Extraído de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. 5. ed., 1. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007 [1982], p. 16).
Sobre as características do período tecnológico, assim denominado por Milton Santos em “Pensando o lugar do homem”, analise as afirmativas a seguir
I. As empresas transnacionais foram o grande veículo de afirmação histórica do período. II. O impacto da tecnologia acarretou em uma diminuição do consumo em escala mundial. III. As atividades primárias se converteram na fonte essencial de dominação e acumulação.
Está correto o que se afirma em

#Questão 926117 - Geografia, Cartografia, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geografia

“A cartografia social tem se configurado como uma importante metodologia participativa para o engajamento político e social de comunidades tradicionais e grupos sociais fragilizados social e economicamente.”
GOMES, M. de F. V. B. Cartografia social e Geografia escolar: aproximações e possibilidades. Revista Brasileira de Educação em Geografia, 2017.
 Sobre o tema geográfico apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. Enquanto a cartografia convencional privilegia o espaço euclidiano, o território enquanto estado-nação, a precisão e a pretensa neutralidade, a cartografia social prioriza o espaço vivido, o território e as questões de territorialidade das comunidades e dos grupos sociais envolvidos no mapeamento. II. É na troca horizontal de saberes entre pesquisadores, técnicos e sujeitos sociais, que se alicerça a produção e o conhecimento sobre o território. Por isso, utilizam-se metodologias qualitativas em detrimento das quantitativas. Neste aspecto, quanto mais as comunidades se apropriam das tecnologias e metodologias do mapeamento, menor será sua autonomia e fortalecimento. III. Na Cartografia Social, produzir o mapa é reconhecer-se como sujeito de direito ao território e uma maneira de apropriá-lo.
Está correto o que se afirma em

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