Questões de Fonoaudiologia da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia da PUC/PR

Em relação à paralisia facial, analise as afirmações abaixo:

I. A paralisia facial podem ser subdividida em central e periférica. Na central, a paralisia é contralateral e compromete o quadrante inferior da face. Na periférica, tem-se alteração homolateral em toda hemiface. Essa localização do sintoma está diretamente relacionada à área lesada.

II. A paralisia facial pode apresentar várias fases. A fase inicial apresenta a musculatura flácida em repouso e durante a movimentação dos músculos da face observa-se a paresia ou paralisia. A fase das sequelas permanentes em que ocorre a regeneração do nervo e os movimentos retornam em graus variados. Por fim, a fase da atrofia muscular, lentamente progressiva.

III. A paralisia facial pode vir acompanhada de problemas de alimentação, ocorrendo estase de alimento em vestíbulo, devido à flacidez do músculo bucinador, e perda de alimento e sialorreia por falta de vedamento labial.

IV. A terapia miofuncional visa a acelerar a recuperação dos movimentos e da função dos músculos, bem como impedir que ocorra a atrofia da musculatura. Na fase flácida é indicada a realização de compressas frias, massagem dedilhando os dedos e exercícios isométricos.

Está(ão) CORRETA(S):

Paciente portador de câncer de boca com tumor localizado em palato mole atingindo 1/5 de palato duro é encaminhado a um fonoaudiólogo após a intervenção cirúrgica para atendimentos, pois as sequelas impactam aspectos da fala e motricidade oral. Com relação ao quadro descrito acima, avalie as afirmativas:

I. Fatores de risco para essa patologia são: tabagismo, etilismo, uso de próteses dentárias mal adaptadas, higiene oral precária e dentes em mau estado de conservação.

II. Quando o tumor está localizado na cavidade oral, as sequelas da intervenção cirúrgica causam sintomas que incluem a disfagia leve e sensação de corpo estranho na garganta, além das alterações vocais (rouquidão e aspereza).

III. A prótese obturadora é uma alternativa nas ressecções de palato ou maxila para impedir a comunicação oral/nasal e o refluxo alimentar.

IV. A prótese obturadora deve ser indicada nos casos em que o palato mole foi comprometido, mas no caso de lesões mais extensas, não apresenta bons resultados.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

Paciente de 87 anos, internada com pneumonia de repetição (terceira em 12 meses), apresenta sequelas motoras, cognitivas e de linguagem decorrentes de AVC hemorrágico ocorrido há 1 ano. Na avaliação clínica fonoaudiológica da paciente internada, identificou-se que a paciente:

I. Apresenta dificuldades de deglutição tanto da fase oral como faríngea, expressas por mobilidade de OFA comprometida, diminuição de elevação de laringe, lentificação de trânsito oral do alimento, resíduos de alimentos no vestíbulo, engasgos frequentes para todas as consistências de alimentos.

II. Não se comunica verbalmente, mas consegue obedecer a ordens. Sua deglutição está preservada para alimentos líquidos, apresentando engasgos para alimentos pastosos e sólidos.

III. É fluente oralmente, com déficit de compreensão e de memória, dificuldade de deglutição, com comprometimento de vedamento labial e velofaríngeo, presentes na ingestão de alimentos sólidos.

IV. Está desnutrida, desidratada, com desorientação espaço – temporal; a deglutição encontra-se preservada.

Está(ão) CORRETA(S) apenas:

Em um hospital, está sendo implantado o programa de detecção precoce do câncer de boca, uma vez que no mapeamento realizado identificou-se que o diagnóstico é feito tardiamente, quando os tumores se encontram em estádios III e IV.

Com base nesse caso, é CORRETO afirmar.

Sobre a reabilitação auditiva do idoso, assinale a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis