Questões de Fonoaudiologia da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia da PUC/PR

Com relação à avaliação e reabilitação auditiva, assinale a alternativa CORRETA:

Considerando o caso anterior (questão 36), assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a(s) patalogia(s) auditiva(s) possível(eis) diante das queixas apresentadas:

Sobre perdas auditivas e seus tipos, assinale a alternativa CORRETA.

Imagine que um fonoaudiólogo tenha sido contratado para implantar o serviço de fonoaudiologia num hospital voltado para o atendimento do idoso. Para tanto deverá:

I. Propor palestras informativas sobre temas relacionados à atuação da fonoaudiologia hospitalar para toda a equipe, bem como treinar os atendentes de enfermagem sobre o manejo do paciente disfágico.

II. Ao longo do primeiro ano do serviço, registrar a demanda em cada unidade hospitalar (neurologia, cardiologia, oncologia, clínica geral, cirurgia, ambulatório), o número médio de atendimento realizados versus o número de fonoaudiólogos atuante e o tempo médio (em dias) a fim de realizar um planejamento a curto, médio e longo prazo.

III. Como garantia da produtividade do serviço, registrar o tempo médio entre a passagem da via alternativa de alimentação e a solicitação da avaliação da deglutição, bem como o número de sessões decorrido até a introdução, de forma segura, da alimentação por via oral.

IV. Implantar o ambulatório de disfagia para realizar o acompanhamento do paciente idoso pósinternação, com vistas a reduzir o índice de reinternações.

Está(ão) CORRETA(S):

Em relação ao processo de deglutição, pode-se afirmar que:

I. A fase faríngea inicia-se com o reflexo de deglutição e tem como objetivo o trânsito do alimento pela faringe.

II. A faringe se alonga no mesmo momento em que há uma parada respiratória, ocorre uma onda contrátil do esôfago e em seguida a respiração é reiniciada por meio de uma inspiração profunda.

III. Nos casos de aspiração silenciosa, o que ocorre fisiologicamente é uma hipersensibilidade da região faringo-laríngea, desencadeada pela consistência dos alimentos, geralmente sólidos duros.

IV. A fase esofágica inicia-se com os peristaltismos esofágicos, que conduzem o bolo alimentar do esôfago ao estômago. Essa fase encontra-se alterada em quadros de estenose de esôfago, devendo-se orientar o uso de alimentos de consistência líquida e pastosa.

Está(ão) CORRETA(S) apenas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis