Questões de Fonoaudiologia da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia da PUC/PR

Paciente, 78 anos, internado há 10 dias, é portador de doença de Parkinson e necessita fazer angioplastia. Está desnutrido e apresentou quadro de pneumonia. Médico solicita avaliação fonoaudiológica. Analise as hipóteses a seguir:

I. Paciente pode estar com quadro de disfagia associado à doença de Parkinson.

II. Paciente apresenta nível de compreensão rebaixado, confusão mental, alteração de linguagem escrita, flacidez de musculatura de OFA, deglutição comprometida para sólidos.

III. Disfagia pode ser induzida por medicamentos neurolépticos. Os antidepressivos geralmente causam secura na mucosa da boca e a diminuicao da saliva compromete a manipulação do bolo alimentar, além de provocar sonolência, diminuição o estado de vigília e comprometendo a deglutição segura.

IV. Disfagia pode ser decorrente da idade em função de rebaixamento da força muscular, deficiência na mastigação (ausência de dentes, prótese mal adaptada).

Quais hipóteses são compatíveis com o quadro desse paciente?

Correlacione os itens abaixo com as respectivas afirmações:

1. Fase oral da deglutição.

2. Fase faríngea da deglutição.

3. Disfagia leve.

4. Disfagia moderada.

5. Disfagia severa.

6. Sinais de aspiração.

( ) Captação do alimento com precisão e sem escape labial, preparação do bolo alimentar.

( ) Dificuldade no transporte do bolo alimentar, presença de pequena quantidade de saliva e resíduos alimentares em recesso faringeais, sem ocorrer penetração laríngea.

( ) Dificuldade no transporte do bolo alimentar, presença de saliva e resíduos alimentares em recesso faringeais, com sinais sugestivos de penetração laríngea e/ou aspiração de pequena quantidade de alimentos; episódios de pneumonia, déficit nutricional e diminuição do prazer de comer.

( ) Elevação da laringe simetricamente e sem trepidação e ausência de refluxo nasal.

( ) Tosse, engasgo, cianose, fadiga, sonolência e dispneia.

( ) Excesso de saliva e de resíduos alimentares em recessos faringeais com sinais de penetração laríngea e/ou aspiração de alimentos, pneumonias de repetição, desnutrição, diminuição do prazer de alimentar-se com grande impacto na qualidade de vida.

 Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA:

Sobre triagem auditiva em escolares, assinale a alternativa CORRETA:

No tocante às alterações neurológicas em que ocorre o comprometimento da linguagem e ou fala, encontram-se as afasias, doença de Parkinson e doença de Alzheimer. Sobre essas doenças é CORRETO afirmar:

Paciente masculino, 83 anos, acamado e cadeirante, foi internado com broncopneumonia de repetição. É o terceiro episódio no período de 10 meses. Encontrase com sequelas motora, de linguagem e cognitiva decorrentes de múltiplos AVCs isquêmicos que ocorreram nos últimos 3 anos. Familiares informam que a dieta via oral está restrita a consistência pastosa há 6 meses, fato de que a paciente reclama muito, pois sempre gostou de almoços em família . Apresenta ainda quadro de desnutrição e desidratação. Após a avaliação, o fonoaudiólogo:

I. Orienta para utilização de espessante em alimentos, cuidados com a postura no momento da deglutição, realização de múltiplas deglutições para cada colherada e manobras protetoras de vias aéreas .

II. Sugere a indicação de sonda nasoenteral por 30 dias para melhora do quadro clínico, e após esse período gastrostomia para suporte nutricional. O trabalho fonoaudiológico terá seu foco na manutenção de via oral apenas socialmente, com cuidados na consistência e quantidade de alimentos, bem como na postura do paciente durante as refeições.

III. Sugere-se a indicação de sonda nasoenteral por 30 dias e nova avaliação após esse período para realização de desmame.

 IV. Sugere-se a indicação de sonda nasoenteral, atendimento fonoaudiológico diário para reeducação alimentar e evitar gastrostomia.

Está(ão) CORRETA(S) apenas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis