Questões de Fonoaudiologia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia do ano 2025

#Questão 1129693 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, Instituto Consulplan, 2025, TJ/RO, Analista Judiciário - Fonoaudiólogo

Indivíduos com esclerose lateral amiotrófica, doença neuromuscular degenerativa que acomete neurônios motores superiores e/ou inferiores, apresentam declínios multidimensionais; dentre eles as alterações na fala. Assim, a comunicação por meio da fala fica comprometida, ocorrendo a disartria. Sobre as alterações de fala em pacientes com esclerose lateral amiotrófica, analise as afirmativas a seguir.

I. Na esclerose lateral amiotrófica, a disartria pode ocorrer com características espásticas ou flácidas; os pacientes geralmente apresentam prejuízos na articulação, fala lenta e laboriosa, produção consonantal imprecisa, hipernasalidade e aspereza. Entretanto, seja na disartria espástica ou flácida, os pacientes com esclerose lateral amiotrófica que apresentam esse quadro têm um comprometimento considerável na comunicação.

II. As alterações motoras da fala em indivíduos com esclerose lateral amiotrófica vêm sendo descritas, ao longo dos anos, com mais intensidade e frequência naqueles indivíduos que apresentam início dos sintomas bulbares. As características bulbares, no declínio motor da fala, evidenciam comprometimento de todos os seus subsistemas, principalmente respiração, fonação, articulação e ressonância, e são percebidas à medida que vai diminuindo a sua inteligibilidade.

III. As alterações motoras de fala e linguagem na esclerose lateral amiotrófica impõem à pessoa uma situação de vulnerabilidade comunicativa, caracterizada como qualquer falha no processo de comunicação entre o indivíduo e seu interlocutor, que interfere na sua participação social e pode levar ao desenvolvimento de problemas emocionais e/ou ansiedade, frustração, medo e tristeza gradativamente, afastando-a do convívio social, de familiares e amigos.


Está correto o que se afirma em

O sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP) são responsáveis pela coordenação e controle das funções corporais, incluindo as funções relacionadas à comunicação, movimento e percepção. O fonoaudiólogo deve possuir um conhecimento profundo sobre a anatomia e fisiologia desses sistemas para diagnosticar e tratar distúrbios da fala, linguagem, audição e deglutição.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a anatomia e fisiologia do sistema nervoso central e periférico, e sua relação com a Fonoaudiologia.

O Código de Ética da Fonoaudiologia foi elaborado para assegurar que o profissional fonoaudiólogo atue com responsabilidade, respeito e competência, promovendo a qualidade de vida dos pacientes. Esse documento orienta a prática clínica, a relação com os pacientes e a postura ética no exercício da profissão.
Analise as assertivas abaixo sobre o Código de Ética da Fonoaudiologia. Em seguida assinale a alternativa CORRETA.
I. Permite que o fonoaudiólogo prescreva medicamentos e tratamentos médicos, desde que autorizados por outros profissionais da saúde.
II. Exige que o fonoaudiólogo mantenha o sigilo das informações sobre os pacientes, respeitando a privacidade e a confidencialidade dos dados, exceto em casos de risco iminente à saúde pública.
III. Permite que o fonoaudiólogo ofereça serviços fora de sua área de competência, desde que o faça de forma transparente e com o consentimento explícito do paciente.
IV. Estabelece que o fonoaudiólogo deve atuar de maneira imparcial e justa, sem prejudicar os direitos do paciente, evitando qualquer forma de discriminação ou exploração. 

Distúrbios de aprendizagem, como a dislexia, afetam significativamente a aquisição de habilidades acadêmicas, especialmente nas áreas de leitura e escrita. O diagnóstico precoce e a intervenção adequada são essenciais para minimizar os impactos desses distúrbios no desenvolvimento escolar das crianças. Assinale a alternativa CORRETA sobre dislexia e outros distúrbios de aprendizagem.

Os distúrbios da voz podem ser classificados como disfonias funcionais ou orgânicas, sendo necessárias abordagens diferenciadas para cada tipo de condição. A fonoterapia inclui não só a reeducação vocal, mas também o uso de técnicas fisiológicas e terapêuticas específicas para restaurar o equilíbrio vocal.
Assinale a alternativa CORRETA sobre distúrbios da voz e intervenção fonoterápica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis