Questões de Fonoaudiologia da Instituto Consulplan

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia da Instituto Consulplan

Os processos da linguagem e da aprendizagem são bastante complexos; envolvem redes de neurônios distribuídas em diferentes regiões cerebrais e se relacionam à percepção da fala, sendo dependentes da integridade auditiva periférica e central. No processo de aquisição da linguagem escrita, o indivíduo passa por uma remodelação dos seus circuitos neuronais. Os transtornos de aprendizagem têm sido foco de inúmeras pesquisas nos últimos anos. Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir.
I. Pesquisas demonstraram evidências de deficits fonológicos em dislexias de desenvolvimento. Em outros estudos observou-se a inexistência de múltiplos deficits de processamento temporal nas dislexias, concluindo que disléxicos apresentam integridade das funções visuais e auditiva; por isso, em geral, a orientação espacial encontra-se preservada. Esses achados sugerem que não há relação entre deficits na atenção da seleção espacial e o desenvolvimento de representações fonológicas e ortográficas.
II. A leitura e a escrita envolvem habilidades cognitivas complexas, além da capacidade de reflexão sobre a linguagem em relação aos aspectos fonológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos. Há uma combinação dos fenômenos biológicos e ambientais no aprendizado da linguagem escrita, envolvendo a integridade motora, sensório-perceptual e socioemocional. Além disso, o domínio da linguagem e a capacidade de simbolização também são princípios importantes no desenvolvimento do aprendizado da leitura e da escrita.
III. Dificuldades de aprendizagem envolvem alterações no processo de desenvolvimento do aprendizado da leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático, podendo estar associadas ao comprometimento da linguagem oral. Ainda que as manifestações sejam mais evidentes durante o aprendizado da leitura e da escrita, desde os anos pré-escolares, alguns sinais de dificuldades mais amplas de linguagem podem aparecer, tais como vocabulário restrito, uso inadequado da gramática e alterações no processamento fonológico.
Está correto o que se afirma em

A disfagia orofaríngea mecânica é a dificuldade secundária à perda sensorial e/ou muscular de estruturas responsáveis pela deglutição fisiológica normal. As causas mais comuns são as inflamatórias, as traumáticas, a macroglossia, o divertículo faringoesofágico, as doenças compressivas da coluna cervical, as sondas nasoenterais, a traqueostomia e o câncer de cabeça e pescoço. Sobre as disfagias mecânicas, assinale a afirmativa INCORRETA.

As patologias neurológicas em adultos podem resultar do comprometimento do sistema nervoso central e periférico. Existem mais de 600 doenças neurológicas e grande parte delas cursa com a disfagia como um de seus sintomas. Considerando que a organização do sistema nervoso para o ato da deglutição envolve a porção cortical ascendente e descendente, o córtex medular e as vias periféricas, analise as afirmativas a seguir.
I. A fase antecipatória da deglutição consiste na identificação de impulsos básicos, como a fome e a saciedade. Além disso, identifica e reconhece as características físico-químicas do alimento, com a ativação dos centros da memória e do prazer alimentar, dentre outras. O centro da fome está localizado no hipotálamo lateral e parece envolver o feixe do prosencéfalo medial (trajeto dopaminérgico). O centro de saciedade está localizado no hipotálamo ventromedial, onde parece receber as informações sensoriais provenientes dos órgãos digestivos por meio do nervo vago.
II. A introdução do bolo alimentar na cavidade oral estimula as vias aferentes sensitivas táteis e gustativas. Assim, os impulsos sensoriais serão transmitidos ao núcleo do trato solitário por intermédio dos pares cranianos V e VII. As regiões do córtex cerebral ativas durante as fases preparatória e oral propriamente ditas da deglutição são o córtex insular com conexões ao córtex motor primário e suplementar, o opérculo orbitofrontal e a porção medial e superior do giro do cíngulo anterior.
III. A resposta eferente será estimulada pelos pares cranianos III, V, VI, X, XI, XII. A fase faríngea da deglutição é iniciada pelos impulsos sensoriais transmitidos como resultado da estimulação dos receptores localizados nas estruturas da orofaringe (tonsila, palato mole, base de língua, parede posterior da faringe e porção anterior da epiglote). Em geral, a deglutição voluntária de saliva apresenta ativação da ínsula anterior e posterior, giro frontal superior, córtex sensorial primário e córtex pré-motor.
Está correto o que se afirma em 

A Articulação Temporomandibular (ATM) representa a ligação articulada da mandíbula com a base do crânio, sendo composta por um conjunto de estruturas anatômicas que possibilitam a mandíbula executar variados movimentos durante a mastigação. A ATM pode ser acometida pelas mesmas doenças e desordens que afetam outras articulações do sistema músculo-esquelético, como os deslocamentos de disco, doenças articulares degenerativas, artrites inflamatórias e sinovites. Sua anatomia e dinâmica são de grande importância para a compreensão das funções do sistema estomatognático, assim como para o estudo das disfunções temporomandibulares. Em relação à anatomia da ATM, assinale a afirmativa correta.

Apesar de a sucção ser um comportamento reflexo, ela pode ser intensificada ou alterada de acordo com as experiências de cada bebê. O neonato apresenta comportamentos miofuncionais orais durante a sucção, tais como: vedamento labial, compressão labial e formação de leve sulco nas comissuras labiais e movimentos mandibulares e de língua anteroposteriores. Qualquer alteração antes, durante e/ou após o nascimento pode comprometer a alimentação e o desenvolvimento neuropsicomotor do neonato. Sobre os distúrbios da deglutição nessa população, assinale a afirmativa correta.

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