Listagem de Questões sobre Geral
Muitos filósofos referem-se ao pensamento como capacidade reflexiva de elaboração crítica; nesse sentido, esse pensamento é bem elaborado e cuidadoso na escolha de critérios e na construção da argumentação. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
O pensamento crítico deve ser permeado por critérios, que são normas ou princípios utilizados para se fazerem julgamentos.
O pensamento crítico baseia-se em habilidades, e estas são conquistadas independentemente de critérios.
As opiniões são matéria-prima para a elaboração das razões, e estas independem de fundamentação para se alcançar o pensamento crítico.
O raciocínio lógico é um empecilho ao pensamento crítico, pelo fato de engessar as formas de pensar.
A dialética é a única fonte favorável ao pensamento crítico.
Embora Sartre não tenha construído uma proposta educacional, sua teoria a respeito da liberdade fornece elementos para se estabelecer um paralelo entre a liberdade individual e a responsabilidade do sujeito, em suas ações dentro de um processo educativo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Como a condição humana naturalmente não inclui liberdade, cabe à escola exercitar os indivíduos nessa prática.
O interesse social é idêntico ao individual; por isso, cabe à escola direcionar as escolhas individuais na busca da melhoria da vida em sociedade.
Por ser livre, o indivíduo jamais poderá adotar a experiência de outros como modelo para sua vida.
O papel da educação é apontar as escolhas para que os indivíduos possam alcançar um caminho seguro a seguir.
Considerando a liberdade individual, não compete à escola papel de orientação moral, a menos que o indivíduo venha solicitar.
John Dewey, em Educação e Democracia, reforça seu apelo à educação, entendida como investigação científica, enfatizando a necessidade do pensar reflexivo em educação. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
I Dewey aproveitou-se do método desenvolvido por Charles Sanders Peirce, aplicando-o à ciência, à arte, à lógica e à educação.
II Os estudantes devem tornar-se investigadores, aprendendo a lidar com problemas.
III Dewey distingue o pensamento comum do pensamento reflexivo.
IV O significado das ideias encontra-se, em seu aspecto prático, nos efeitos que exerce sobre o mundo.
V O indivíduo pensante é tão importante quanto a sociedade que questiona.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Muitas foram as tentativas de caracterizar ou definir a Filosofia. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.
I Para Kant, o conhecimento filosófico é o conhecimento racional a partir de conceitos.
II Para Habermas, a Filosofia indica às ciências o seu lugar.
III Para Wittgenstein, a Filosofia deixa tudo como está.
IV Rorty desconfia do conhecimento privilegiado que a Filosofia possa ter.
V Nietzsche afirma que a Filosofia é a passagem do mito para o logos.
Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
A reflexão filosófica é rigorosa porque não pode ser feita de qualquer jeito, dispersa, fragmentada e ametódica.
Uma reflexão filosófica deve ser desenvolvida sem a preocupação de um rigor determinado: basta concordar com as generalizações das ciências.
A profundidade da investigação filosófica não interfere em suas teorias.
Radical é aquele pensamento que não aceita contradições e, por isso, torna-se dogmático.
A ideia de conjunto abarca uma gama de conhecimentos que não se prende a nenhuma fundamentação específica; por isso, cada sujeito pode chegar à conclusão que lhe convier.
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