Listagem de Questões sobre Geral
Cabe à filosofia da educação explicar e explorar o significado da condição humana no mundo, contribuindo o profissional da educação na formação de uma visão da totalidade do ser humano. Com base na filosofia da educação, assinale a alternativa incorreta.
Os cursos de formação dos profissionais da educação podem perder de vista a exigência de procedimentos rigorosos da ciência na construção do conhecimento do objeto educacional.
Um bom professor deve ter uma sólida formação científica, com visão objetiva da realidade, superando todas as formas ingênuas e superficiais dos dados que constituem a educação.
A apropriação do desenvolvimento de uma consciência social e sensível às condições políticas de sua atividade faz parte da formação filosófica do educador.
A visão de um projeto antropológico de educação passa pela formação filosófica do educador.
A educação, como prática de intervenção social, exige metodologias específicas que possam torná-la eficaz no alcance de seus objetivos.
Para Schopenhauer, a causa e a essência do mundo estão na vontade de viver, e a consciência não passa de um serviço sacrificado dessa vontade. Relacionando esse pensamento com a teoria da arte do filósofo, assinale a alternativa correta.
A vontade é que impulsiona o artista em sua produção; por isso, a arte sempre é inconsciente.
A contemplação estética traz à tona o quando, o porquê e para quê; por isso, é filosófica.
A arte é uma das alternativas que se abrem para o indivíduo para livrá-lo da escravidão.
A percepção dos objetos artísticos traz ao homem, cada vez mais, a consciência de sua condição humana.
A arte é uma representação individual da realidade; por isso, deixa de ser sensorial.
Considerando o texto acima, os nomes tradicionais dessas três leis fundamentais do pensamento são os princípios
de identidade, de não-contradição e do terceiro excluído.
de não-contradição, de caridade e de identidade.
da existência, de identidade e de não-contradição.
do terceiro excluído, de caridade e de identidade.
da abstração, de identidade e de não-contradição.
Com base na noção de imperativo categórico, Kant sugeriu que a máxima sobre a qual uma ação é baseada, e não a ação individual em si mesma, é a chave para determinar se uma ação é moralmente boa. Tendo em vista a filosofia moral kantiana, assinale a alternativa correta.
As decisões morais devem ser tomadas com base nas regras produzidas pela cultura na qual o agente está inserido, deixando-se de lado suas tendências individuais.
Conforme a ética kantiana, o valor moral de uma ação deve ser determinado pelas consequências que tal ação possa produzir, e não pelos motivos do agente.
A filosofia moral de Kant propõe que o tratamento das pessoas como meio para a aquisição de algum benefício é mais vantajoso que o tratamento das pessoas como um fim em si mesmas.
De acordo com Kant, as ações virtuosas são aquelas praticadas por dever — o que significa agir pela razão correta ou com as intenções ou motivos corretos. Com isso, Kant procura limitar a discussão acerca do caráter moral das ações a motivos ou intenções, e não considera cruciais as consequências das ações.
Uma noção de autonomia moral, em que o agente é governado por sua própria razão quando decide agir, é incompatível com a noção de imperativo categórico formulada por Kant, uma vez que as máximas das ações devem ser universalizáveis, ou seja, devem obedecer aos princípios normativos culturalmente vigentes.
Considerando o texto acima e os debates em torno dos problemas do livre-arbítrio e do determinismo, assinale a alternativa correta.
O indeterminismo é a doutrina filosófica que consiste na defesa de que qualquer acontecimento é resultado de causas que o antecedem.
Há um dilema em torno do determinismo: se o determinismo for verdadeiro, então ficamos privados de liberdade e de responsabilidade; se o determinismo for falso e certos acontecimentos carecem de causa, então ficamos mais uma vez privados de liberdade e de responsabilidade.
Os incompatibilistas, também chamados deterministas radicais, são aqueles que consideram que a liberdade e o determinismo são compatíveis, mas as causas que antecedem todos os eventos são sempre incompatíveis.
Os problemas suscitados pelo debate entre o determinismo e a liberdade não se relacionam de nenhuma forma com quaisquer questões teológicas.
O indeterminismo no âmbito da ética sustenta que, da mesma forma que o ser humano não tem o poder de alterar o passado, o presente e o futuro, ele também não pode ter nenhum tipo de controle sobre suas ações e nenhuma liberdade de escolha.
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