Listagem de Questões sobre Geral
Embora vivessem em cidades-nação distintas e rivais entre si, os gregos conseguiram desenvolver uma comunidade única de língua, religião e cultura, que foi responsável pelo grande avanço da ciência na Idade Antiga. A genialidade grega foi responsável pelo avanço de diversas áreas do conhecimento, como artes, literatura, música e filosofia. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
No período helenístico, a Filosofia foi utilizada para explicar a origem do mundo e das coisas ao redor.
Os pré-socráticos buscavam um princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de tudo.
A fase pré-socrática foi marcada pela associação da visão cristã à Filosofia, passando-se a crer mais em soluções individuais que coletivas.
Entre os filósofos do período socrático, estão Marco Aurélio, Sêneca e Diógenes de Sínope.
O período socrático compreende o lapso de tempo desde o final do século III a.C até o séc. II d.C.
Hegel, Marx e Engels foram os filósofos que mais influenciaram as discussões acerca do conceito de ideologia. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A concepção de ideologia de Lenin não influenciou as de Lukács e Gramsci.
Marx defendia um conceito positivo de ideologia.
Com Lênin, o conceito de ideologia direciona-se à consciência política das classes, sobretudo da proletária.
Na obra O Capital, existe um capítulo específico que discute o conceito de ideologia e aborda questões relativas à consciência do proletariado.
Marx concorda com o conceito de ideologia defendido pela hegelianos.
Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A ideologia constitui um corpo sistemático de regras que interferem exclusivamente no pensar humano.
A ideologia não se refere aos conflitos sociais e de classe; por isso, assegura a coesão entre os homens.
A naturalização das diferenças sociais não constitui objeto de estudo da ideologia.
A função da ideologia dominante é a de apagar a diferença entre os indivíduos e fornecer aos membros da sociedade uma identidade social.
A ideologia mostra uma realidade como ela realmente é; por isso, não valoriza a práxis.
Acerca desse pensamento, assinale a alternativa correta.
A ideia de exercício de solidão propõe uma contradição que não admite que se ensine ou que se aprenda Filosofia.
Na concepção do autor, o ensino de Filosofia pressupõe o conhecimento da história da Filosofia e dos filósofos como algo imprescindível no processo do filosofar.
Na concepção do autor, o ensino de Filosofia passa pela aprendizagem e pela socialização de conceitos como ferramentas a serviço da resolução de problemas específicos.
O professor ensina, e o aluno aprende: esse é o fundamento que embasa a tese de Gallo.
A Filosofia não deve se preocupar com as respostas, e sim com as perguntas; por isso, os conceitos não precisam ser aprofundados nem solucionar problemas do cotidiano.
Com relação ao Círculo de Viena, assinale a alternativa incorreta.
Wittgenstein participou do Círculo de Viena na época em que apresentava o Tratado Lógico-Filosófico como tese de doutorado em Cambridge (1929).
O idealismo metafísico deu origem às posições críticas extremadas do Círculo de Viena.
As críticas de Popper ao empirismo radical trataram apenas de um dos dois aspectos problemáticos do positivismo lógico.
Popper criticou o positivismo lógico por este levar fatalmente a um solipcismo, à visão exclusiva da perspectiva subjetiva de um indivíduo sobre o mundo.
A concordância de Popper com os adeptos do Círculo concentrava-se na interpretação introspectiva da percepção das coisas.
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