Listagem de Questões sobre Geral
Leia com atenção a notícia abaixo.
A notícia acima seria um exemplo perfeito de qual passagem a seguir?
“... a era moderna não coincide com o mundo moderno. Cientificamente, a era moderna começou no séc. XVII e terminou no limiar do séc. XX; politicamente, o mundo moderno em que vivemos surgiu com as primeiras explosões atômicas” (Arendt, H. A condição humana, p. 14).
“A guerra fria foi a divisão geopolítica, econômica e militar entre dois grandes blocos: o bloco capitalista, sob a direção dos Estados Unidos, e o bloco comunista, sob a direção da União Soviética e da China. Uma das principais razões para essa divisão foi militar, isto é, a invenção da bomba atômica, que punha fim às guerras convencionais” (Chaui, M. Convite à Filosofia, p.555).
“...sabemos também que, na Ciência, as consequências dos progressos de conhecimentos não são necessariamente progressivas. Esse, de resto, é um dos pontos há muito estabelecidos, uma vez que se diz: a Ciência progride como conhecimento, mas suas consequências podem ser atrozes, mortais” (Morin, E. Ciência com consciência, p.101).
“A técnica produzida pelas ciências transforma a sociedade, mas também, retroativamente, a sociedade tecnologizada transforma a própria ciência” (Morin, E. Ciência com consciência, p.20).
"A era moderna trouxe consigo a glorificação teórica do trabalho, e resultou na transformação efetiva de toda a sociedade em uma sociedade operária" (Arendt, H. A condição humana, p.12).
No início do Discurso do Método, Descartes mostra uma certa reserva no que se refere à erudição enquanto fonte de conhecimentos científicos. Este posicionamento está intimamente ligado à concepção de que
só a originalidade dota uma obra de valor.
a razão e não a autoridade é fonte de conhecimentos científicos.
a teoria deve ser aprendida na prática.
a experiência sensorial é a principal fonte de conhecimentos científicos.
o conhecimento é por natureza descontínuo, não sendo passível de progresso.
Atenção: Leia o texto a seguir para responder às questões de números 56 e 57.
Arendt caracterizou a época atual como um período no qual
a ciência estabelece-se como um conhecimento especulativo desinteressado, seguindo nisto o ideal de ciência aristotélico e afastando-se do ideal moderno de ciência como poder.
o homem liberta-se inteiramente de suas necessidades naturais graças ao desenvolvimento da tecnologia.
a ciência produz conhecimentos universais e absolutos, que, uma vez estabelecidos, não podiam mais ser refutados.
o homem, separado radicalmente da natureza, torna-se, por um lado, cada vez mais capaz de manipular a natureza conforme os seus interesses, e, por outro, cada vez mais incapaz de compreendê-la.
o homem torna-se incapaz de intervir no seu meio-ambiente por falta de conhecimento científico, o que explicaria a sua atual impotência diante das catástrofes naturais.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 58 e 59.
Para Aristóteles, o discernimento (phronesis, palavra que também pode ser traduzida por prudência)
possui princípios necessários e universais, igualando-se nisto ao conhecimento científico.
não possui nenhuma relação com a verdade e com o saber em geral, ao contrário do conhecimento científico.
não possui nenhuma relação com o agir e com a sabedoria prática.
não admite nenhum parâmetro racional, na medida em que as ações aceitam variações.
estabelece-se como um saber que se diferencia, por um lado, do conhecimento demonstrativo e, por outro, da arte.
A respeito da relação entre Mitologia Grega e Filosofia, considere as afirmações a seguir.
I. O Mito não se importa em cair em contradições ao explicar a origem do mundo por meio da fantasia, do fabuloso e do incompreensível.
II. A Filosofia não admite contradições, fabulações e coisas incompreensíveis e exige uma explicação coerente, lógica e racional.
III. O Mito fala em Urano, Ponto e Gaia; a Filosofia fala em céu, mar e terra.
IV. O Mito narra a origem por meio de genealogias e disputas entre os deuses, enquanto a Filosofia explica a origem das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.
V. O Mito procura narrar como as coisas teriam sido num passado imemorial e longínquo enquanto a Filosofia se preocupa em explicar como e por que as coisas são como são em qualquer momento do tempo.
Está correto o que se afirma em
I, II, III, IV e V.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
V, apenas.
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