Listagem de Questões sobre Geral
Leia com atenção o texto a seguir.
a ciência não constitui um campo homogêneo e imutável.
as teorias constituídas ao longo da história da ciência são em geral falsas.
a história da ciência possui um desenvolvimento linear.
a história da ciência pode ser vista como um conjunto desordenado de opiniões.
a ciência não constitui um campo de conhecimentos teóricos.
Tendo em vista a sua teoria da reminiscência, pode-se dizer que Platão é um representante
do ocasionalismo.
do inatismo.
da fenomenologia.
do nominalismo.
do empirismo.
Ao dizer que “não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, porque as águas nunca são as mesmas e nós nunca somos os mesmos”, Heráclito de Éfeso defende que
os homens que mudam constantemente de opiniões e de intenções são dignos de censura.
o mundo no qual vivemos não é real, mas ilusório, uma vez que tudo nele está em constante perecimento.
a identidade das coisas só pode ser alcançada pela razão, já que a percepção nos fornece um fluxo de informações instáveis e precárias.
a realidade está em constante mudança e as coisas estão sempre se transformando em seus contrários.
os homens são de natureza oposta àquela do rio, que é de natureza fluída e instável.
A descrição acima feita por Marilena Chaui só pode se referir a um pensador de toda a história da filosofia. Esse pensador é
Hegel.
Kant.
Marx.
Descartes.
Hobbes.
Tendo como base as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, no que se refere à metodologia do ensino da Filosofia, a aula preparada pelo professor deve procurar
basear-se tão somente em manuais de Filosofia e em textos clássicos da História da Filosofia.
deixar de lado a História da Filosofia e centrar-se apenas em textos paralelos, tais como os de jornais e revistas, que proporcionem uma passagem para temas propriamente filosóficos.
abordar temas próprios da Filosofia, utilizando-se, porém, apenas das entradas proporcionadas por outras disciplinas, tais como História, Geografia e Física.
manter a centralidade do texto filosófico (de preferência primário) e procurar complementá-lo por meio de textos literários e jornalísticos, por exemplo.
ter sempre como instrumento mais importante a utilização de dinâmicas de grupo, recursos audiovisuais, dramatizações, apresentações de filmes etc.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}