Listagem de Questões sobre Geral
Em sua obra conhecida como Do contrato social, é possível dizer que Jean-Jacques Rousseau procura, por meio das noções de direito natural dos indivíduos e de sociedade civil, refutar a ideia, própria do chamado Antigo Regime, segundo a qual o soberano
não tem poderes suficientes para reger a nação e, por isso, deve possuir um papel apenas simbólico.
deve reger a nação de modo essencialmente democrático e de acordo com a vontade geral popular.
recebe seu poder diretamente de Deus e possui por isso todas as virtudes necessárias para exercer a justiça.
deve ser eleito por meio de um contrato social entre o povo e a monarquia.
deve incorporar e defender todas as tendências do liberalismo.
Leia com atenção o texto a seguir.
A nova concepção de currículo escolar acima propõe
uma cisão radical entre as atividades curriculares e extracurriculares.
uma diferenciação, em sala de aula, entre cultura e conhecimento.
uma ênfase apenas nas atividades extracurriculares, já que hoje em dia cultura é mais importante do que o currículo tradicional.
uma interação entre conhecimento específico e cultura como uma forma de superar os obstáculos criados pelos tempos atuais.
uma ênfase apenas nas atividades curriculares, já que cultura é apenas lazer, divertimento e folclore.
Segundo as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, na discussão sobre os parâmetros curriculares para o ensino de Filosofia, a noção de competência não pode ser apresentada como solução mágica para as dificuldades do ensino, mas também não constitui obstáculo intransponível (p. 19). Com isto, os autores querem enfatizar que na formulação destes parâmetros buscou-se
atentar às necessidades especiais de cada aluno, por um lado, e, por outro, privilegiar a adequação dos adolescentes ao mercado de trabalho, que constitui o principal objetivo do Ensino Médio como um todo.
mostrar como a competição é o principal mecanismo a ser empregado na melhoria do ensino.
apontar como a noção de competência desnorteia o professor em sala de aula, propondo, em vez disto, que o professor planeje suas aulas em acordo apenas com o seu foro íntimo.
evitar a doutrinação excessiva de como o professor deve ensinar, para que a multiplicidade de perspectivas não seja reprimida, por um lado, e delimitar o que é próprio da disciplina, por outro.
mostrar como não se pode delimitar em nenhum grau o que cabe ao ensino da Filosofia.
No que se refere especificamente à Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino de Filosofia, é correto afirmar que o retorno dessa disciplina ao currículo do Ensino Médio deve ser entendido como uma forma de
ampliar o significado e os objetivos sociais e culturais da educação como um todo, pois a filosofia permite compreender de forma mais aprofundada as relações histórico-sociais, elevando a educação a um nível político-existencial para além da mera transmissão e aquisição de conteúdos.
forçar o aluno de Ensino Médio a realizar abstrações e a penetrar pela primeira vez no complexo e técnico mundo dos conceitos filosóficos.
proporcionar ao aluno demasiado preso aos assuntos meramente concretos e cotidianos a capacidade de tratar com desenvoltura de temas relacionados ao mundo das ideias, pois essa seria justamente a condição necessária para um pensamento crítico do mundo presente.
preparar o aluno de Ensino Médio para a difícil tarefa de ser aprovado no vestibular, bem como de escolher uma profissão ou uma área de estudos na universidade.
minimizar e, de certo modo, resolver os conflitos típicos da idade adolescente do aluno de Ensino Médio relacionados à família e à sua inserção na sociedade como um todo.
Leia com atenção o texto abaixo.
A partir desta reflexão sobre a liberdade, pode-se dizer que, para Merleau-Ponty,
a ação humana é fruto do acaso, uma vez que é impossível identificar as causas reais das circunstâncias.
o conceito de liberdade é uma quimera, já que as ações humanas são completamente determinadas pelas cadeias causais que lhe antecedem.
a liberdade constitui-se não em oposição às determinações do mundo, mas por meio delas.
a liberdade reside na capacidade que os homens possuem de se destacar das determinações preexistentes no mundo, iniciando uma cadeia causal inteiramente nova.
a ação humana deve ser destituída de toda responsabilidade, já que nos cursos dos acontecimentos é impossível precisar a causa real dos fatos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}