No que se refere especificamente à Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino de Filosofia, é correto afirmar que o retorno dessa disciplina ao currículo do Ensino Médio deve ser entendido como uma forma de
ampliar o significado e os objetivos sociais e culturais da educação como um todo, pois a filosofia permite compreender de forma mais aprofundada as relações histórico-sociais, elevando a educação a um nível político-existencial para além da mera transmissão e aquisição de conteúdos.
forçar o aluno de Ensino Médio a realizar abstrações e a penetrar pela primeira vez no complexo e técnico mundo dos conceitos filosóficos.
proporcionar ao aluno demasiado preso aos assuntos meramente concretos e cotidianos a capacidade de tratar com desenvoltura de temas relacionados ao mundo das ideias, pois essa seria justamente a condição necessária para um pensamento crítico do mundo presente.
preparar o aluno de Ensino Médio para a difícil tarefa de ser aprovado no vestibular, bem como de escolher uma profissão ou uma área de estudos na universidade.
minimizar e, de certo modo, resolver os conflitos típicos da idade adolescente do aluno de Ensino Médio relacionados à família e à sua inserção na sociedade como um todo.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}