Listagem de Questões sobre Geral
O termo indústria cultural foi cunhado para, entre outras coisas, expressar que na sociedade pós-moderna
a cultura passa a ser uma produção inteiramente livre, já que deixa de ser vinculada à religião.
o artista deixa de ser visto como gênio e passa a ser denominado industrioso.
o mundo da indústria e do trabalho passa a ser o principal tema da arte.
a produção cultural democratiza-se, tornando-se acessível a todos.
a arte massifica-se e suas obras tornam-se mercadorias.
Em Além do Bem e do Mal, Nietzsche indica a necessidade de se reunir materiais para a realização de uma tipologia da moral. Esta tipologia se opõe à tradicional ambição de fundamentar a moral − ambição que Nietzsche critica − na medida em que
adota uma perspectiva histórica sobre a moral.
mostra que a vontade submete-se à razão e ao entendimento.
demonstra que há virtudes e vícios próprios a cada pathos ou tipo humano.
encontra o fundamento último e definitivo de toda conduta moral.
mostra como a moral não constitui um aspecto importante da cultura de cada povo.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 29 e 30.
Segundo o texto acima, é possível dizer que Santo Agostinho justifica a existência do Mal, afirmando que
não possui realidade em si, mas se trata apenas de um afastamento do Bem.
é uma criação de Deus.
se trata de uma grandeza positiva, isto é, que possui tanta realidade como o Bem.
é o meio pelo qual Deus pune os bons, fazendo parte, por isso, da justiça divina.
é como o pão saboroso ao paladar enfermo e como a luz agradável aos olhos doentes.
A passagem de Santo Agostinho, acima, revela uma clara influência das filosofias de
Sêneca e Cícero.
Aristóteles e Santo Tomás de Aquino.
Platão e Plotino.
Heráclito de Éfeso e Parmênides.
Homero e Hesíodo.
Pode-se deduzir dos Pensamentos de Epicuro que
se trata de um dos pilares da teoria política antiga por ter contribuído decisivamente para a formação do conceito de democracia.
sua filosofia pregava o hedonismo, isto é, uma busca ilimitada pelo prazer sensível.
sua filosofia concordava plenamente com a filosofia platônica, principalmente com a teoria da imortalidade da alma.
a felicidade de que ele falava se referia à ausência de dor, chamada também de aponia.
se trata de uma filosofia pré-socrática, ao lado daquelas de Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.
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