Questões sobre Estatística descritiva (análise exploratória de dados)

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Listagem de Questões sobre Estatística descritiva (análise exploratória de dados)

Determinada equipe jurídica está analisando um conjunto de dados sobre pagamentos judiciais em processos de indenização por danos morais. Durante a análise, a equipe percebe que alguns valores de indenização estão muito acima ou abaixo da média esperada para casos semelhantes, indicando possíveis outliers. A equipe decide utilizar técnicas de análise exploratória de dados para identificar esses valores. Ao utilizar o 1º quartil (Q1), 3º quartil (Q3) e a distância interquartílica (IQR), um valor é considerado outlier se for maior que Q3 + x IQR ou menor que Q1 xIQR. Com base nas informações, qual valor de x é amplamente aceito como padrão para identificar valores fora do intervalo típico dos dados?

A representação de dados por meio de gráficos facilita a interpretação e permite identificar padrões, tendências ou relações. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O valor mediano em um boxplot pode não dividir a caixa em duas partes de mesma amplitude.
( ) Em um histograma cuja altura das barras é determinada pela respectiva frequência relativa, a soma das áreas de todas as barras é igual a 1.
( ) Em qualquer histograma, a barra de maior altura representa a classe com maior frequência relativa.
( ) Em um gráfico boxplot com muitos outliers, os “bigodes” terminam, necessariamente, no menor e maior valores dos dados. 
A sequência está correta em

Em uma análise de processos judiciais, considera-se que o tempo de tramitação de cada processo segue uma distribuição normal com média μ e variância o. Sabe-se que 76% dos processos têm um tempo de tramitação de, no máximo, 13,4 meses e 84% dos processos têm um tempo de tramitação de, no mínimo, 10 meses. Ao escolher aleatoriamente um processo para base nessas informações, qual o valor de M? 


Dados (Z é uma variável aleatória normal padrão):


Imagem associada para resolução da questão



Em uma avaliação de matemática, as notas de 5 alunos foram: 6, 8, 7, 10 e 9. Sobre as medidas de tendência central, assinale a alternativa correta.

Em um estudo de desempenho acadêmico, foi utilizado um gráfico de barras para representar as médias de notas dos alunos em diferentes disciplinas. Um gráfico de setores foi utilizado para ilustrar a distribuição percentual de alunos aprovados, reprovados e em recuperação. Já as tabelas são usadas para organizar os dados brutos, facilitando a comparação direta de números entre diferentes variáveis.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o uso de gráficos e tabelas na representação de dados.

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