Questões de Estatística do ano 2002

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Listagem de Questões de Estatística do ano 2002

    Um analista comparou alternativas de investimento para combinar dois ativos, A e B, em uma carteira. Para avaliar os benefícios da diversificação, ele utilizou os seguintes dados: o ativo A apresenta um retorno esperado de 15%, com desvio-padrão igual a 40%, enquanto o ativo B apresenta um retorno esperado de 20%, com desvio-padrão igual a 50%. A correlação entre os retornos dos ativos A e B é igual a !0,125 e as medianas desses retornos são iguais a 13% e 17%, respectivamente.

Com base nessa situação, julgue os itens que se seguem.

Se a correlação entre os dois ativos fosse maior, então o desvio- padrão do retorno da carteira seria menor.

Julgue os itens seguintes.

Considere os resultados apresentados na tabela abaixo, que foram obtidos a partir de informação da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), acerca dos programas de pós-graduação no Brasil avaliados no ano 2000.

Uma amostra aleatória de 10 empresas, que empregam um total de 4000 pessoas, apresentou 200 acidentes de trabalho em 2002. A freqüência relativa dos acidentes de trabalho em 2002 é de:

07. Considere o seguinte roteiro:

• passo 1: no eixo horizontal, marque, sucessivamente, os limites de cada classe;

• passo 2: no eixo vertical, marque, em escala, os valores relativos às freqüências absolutas das classes;

 • passo 3: para a primeira classe, construa um retângulo cuja base é o intervalo dessa classe e a altura é a freqüência absoluta dessa classe;

• passo 4: para a classe seguinte, construa um retângulo adjacente ao primeiro, cuja base também é o intervalo dessa classe seguinte e a altura é a freqüência absoluta dessa segunda classe;

• passo 5: repita o procedimento para as outras classes.

O gráfico resultante denomina-se:

A amplitude total de 60 dados é 240 e escolhem-se 6 classes para a construção de uma tabela de freqüências com perda de informação. Desse modo, a amplitude do intervalo de cada classe é igual a:

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