Questões de Estatística da FJG

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Os dados de um determinado estudo representam muitas variáveis para cada uma das pessoas que se submeteram ao estudo. Uma variável considerada qualitativa é a seguinte:

Foram calculados a média e o desvio-padrão de uma amostra com 74 elementos. Ao se retirar um dado igual à média aritmética, a conseqüência para o valor da média aritmética e o valor do desvio-padrão é a seguinte, respectivamente:

Uma amostra aleatória de 10 empresas, que empregam um total de 4000 pessoas, apresentou 200 acidentes de trabalho em 2002. A freqüência relativa dos acidentes de trabalho em 2002 é de:

07. Considere o seguinte roteiro:

• passo 1: no eixo horizontal, marque, sucessivamente, os limites de cada classe;

• passo 2: no eixo vertical, marque, em escala, os valores relativos às freqüências absolutas das classes;

 • passo 3: para a primeira classe, construa um retângulo cuja base é o intervalo dessa classe e a altura é a freqüência absoluta dessa classe;

• passo 4: para a classe seguinte, construa um retângulo adjacente ao primeiro, cuja base também é o intervalo dessa classe seguinte e a altura é a freqüência absoluta dessa segunda classe;

• passo 5: repita o procedimento para as outras classes.

O gráfico resultante denomina-se:

A amplitude total de 60 dados é 240 e escolhem-se 6 classes para a construção de uma tabela de freqüências com perda de informação. Desse modo, a amplitude do intervalo de cada classe é igual a:

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