Questões de Engenharia de Telecomunicações do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Engenharia de Telecomunicações do ano 2008

Considere-se que o subenlace referido tenha sido projetado de acordo com as informações apresentas e tenha sido instalado. Nesse caso, se o sistema passasse a operar em banda C, em vez de operar na banda Ka como esperado, haveria incremento da obstrução da primeira zona de Fresnel mostrada na figura II, o que, normalmente, acarretaria maior perda por difração.

Em sistemas de telecomunicações, a informação pode ser encaminhada da fonte para o receptor através de um meio físico, como o fio de cobre ou a fibra óptica, ou por meio do espaço, utilizando-se uma portadora em radiofreqüência (RF), que é adequadamente processada pelos diversos componentes desses sistemas, tanto no transmissor quanto no receptor. Acerca de componentes utilizados em sistemas de telecomunicações, julgue os itens a seguir.

Considere-se que seja necessário conectar dois equipamentos por meio de uma linha de transmissão blindada balanceada com impedância característica igual a 150 e, para isso, se disponha de um cabo coaxial com impedância característica de 75 . Nessa situação, utilizando-se comprimentos iguais do cabo coaxial disponível e conectando-se os condutores externos desse cabo, como indicado na figura a seguir, é possível obter-se a linha de transmissão desejada, formada pelos dois condutores internos dos cabos.

                              

 

 

Considerando a figura acima, julgue os itens que se seguem.

Se a conexão entre o transmissor e a antena 1 for um guia de ondas metálico retangular, a freqüência de corte do modo dominante não será afetada pelo dielétrico que preenche o guia, desde que não haja perdas nesse dielétrico e que a sua permeabilidade magnética seja igual à do vácuo.

Sistemas via satélite geoestacionário vêm sendo empregados no estabelecimento de redes de telefonia fixa para interconectar usuários tanto residenciais quanto empresariais, espalhados em vastas regiões do globo. Essas redes via satélite permitem conectar usuários a sistemas de telefonia fixa comutada (STFC), garantindo flexibilidade e uma relação custo-benefício atraente, principalmente em países em desenvolvimento ou que possuem grandes áreas a serem atendidas, como no caso do Brasil. A figura acima ilustra uma rede que usa tecnologia VSAT (very small aperture terminals) e os seus principais elementos, que são utilizados no estabelecimento e na conexão de redes de telefonia fixa via satélite geoestacionário.

Considerando as informações apresentadas e que a rede VSAT mostrada utilize apenas um transponder de satélite, julgue os itens seguintes.

Redes de comunicação como a apresentada na figura podem ser estabelecidas empregando-se tanto a tecnologia SCPC (single channel/connection per carrier) quanto a tecnologia TDMA (time-domain multiple access), no acesso aos recursos do satélite, sendo que ambas permitem a alocação por demanda e podem empregar técnicas de modulação digital para o envio e a recepção de informação.

Figuras para os itens de 100 a 106

 

O Atlantic Bird™ 1, cujo diagrama de blocos está ilustrado na figura I, é um satélite geoestacionário do tipo bent pipe cujo ponto subsatélite está localizado em 12,5° Oeste. Esse satélite, que foi lançado em agosto de 2002 e possui, atualmente, 19 transponders ativos, foi projetado, primariamente, para que serviços de telecomunicações entre a Europa e as Américas do Sul e do Norte fossem providos. Entre as flexibilidades oferecidas por esse satélite, encontra-se a que permite que um sinal recebido de uma região de cobertura no uplink possa ser simultaneamente transmitido para todas as regiões de cobertura no downlink; sinais podem ser recebidos de uma região e ser transmitidos para as outras duas regiões de cobertura do satélite. A figura II apresenta informações complementares acerca do satélite Atlantic Bird™ 1, extraídas do sítio www.eutelsat.com. A figura III ilustra o desempenho da probabilidade de erro de bit como função da razão entre a energia de bit E b e a densidade espectral SSB do ruído AWGN N 0 para diferentes técnicas de modulação que podem ser empregadas em sistemas via satélite que utilizam o referido satélite da Eutelsat.

 A partir dessas informações, julgue os itens seguintes.

Considere que N sinais de TV digital no formato DVBS/ MPEG2 à taxa de 1,5 Mbps por sinal devam ser transmitidos no modo TDMA ao transponder B6 do satélite Atlantic Bird™ 1, por diferentes estações terrenas localizadas na região atendida por esse transponder. Considere, ainda, que cada sinal, antes de ser transmitido, seja codificado convolucionalmente à taxa de codificação de   sendo que o sinal codificado modula uma portadora QPSK, cuja modulação acarreta uma eficiência espectral de 1,5 bps/Hz. Nesse caso, sabendo-se que esse sistema exige tempo de guarda entre as transmissões das diversas estações terrenas, N é necessariamente inferior a 36.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis