Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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Considerando a fase de imprimação da pavimentação asfáltica, é correto afirmar:

Durante o recapeamento de uma rodovia, o tanque de óleo diesel de um dos caminhões rompe-se e espalha o líquido por uma área de 20 m2 na pista oposta ao serviço. Imediatamente, a equipe de manutenção joga serragem fina e grossa sobre o derramamento e sinaliza o local para o desvio do tráfego. Tal procedimento, muito comum em rodovias, deve-se ao fato de que

Considere as afirmações abaixo sobre os materiais betuminosos.

I. São materiais hidrófugos, portanto, utilizados em processos de impermeabilização.

II. Possuem grande sensibilidade à temperatura; amolecem e diminuem a viscosidade com o aumento da temperatura e endurecem com a diminuição da mesma.

III. São materiais quimicamente inertes, portanto, indicados para a utilização sob a forma de revestimento e tintas de proteção.

IV. Ao contrário dos aglomerantes hidráulicos, são praticamente insensíveis às variações higrométricas.

Está correto o que se afirma em

Dois pavimentos rígidos, de concreto, foram executados em diferentes locais com duas técnicas distintas. O primeiro foi feito com o lançamento de concreto em uma área de 20 m de comprimento por 5 m de largura e, após certo período de cura, foi cortado com disco diamantado em faixas de 4 m, ao longo do comprimento com profundidade de metade da espessura. O segundo, de mesmas dimensões, foi construído com o concreto sendo lançado em faixas alternadas de 4 m, com juntas tratadas com placas de EPS de 5 mm. Ambos os pavimentos possuem as mesmas bases e foram calculados para o mesmo tipo e intensidade de tráfego. Sobre os dois pavimentos descritos, é correto afirmar:

Após um grave acidente de trânsito, envolvendo dois caminhões que ficaram destruídos, todo o diesel que cada veículo carregava em seus tanques de combustível foi derramado na pista construída com pavimento flexível, em uma pequena área concentrada de 5 m2, formada pelo ponto mais baixo de uma curva vertical. Por conta dos destroços e dos processos de perícia, as equipes de manutenção só puderam iniciar seus trabalhos após 72 horas do momento do acidente. Analise:

I. O diesel, por ser um solvente do asfalto, compo- nente básico dos pavimentos flexíveis, danifica a composição das camadas superiores da via, onde ocorre o contato entre a roda e a superfície de rolamento.

II. Como a área afetada é concentrada, deve-se executar reforma dessa superfície, substituindo a porção asfáltica de rolamento, e, se necessário, parte do concreto asfáltico inferior.

III. Apesar da capacidade solvente do diesel em rela- ção ao asfalto, o combustível evaporará totalmente em até 24 horas, reduzindo ao mínimo possível os danos ao pavimento.

É correto o que consta APENAS em

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