Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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A avaliação estrutural de um pavimento asfáltico pode ser realizada por meio de ensaios não destrutivos, nos quais é avaliada a resposta do pavimento perante a um carregamento. Independentemente do equipamento utilizado, além da resposta direta sobre a aplicação da carga, a forma da área deformada deve ser observada. Os parâmetros utilizados no DNER PRO 11/79 para a caracterização da resposta estrutural sob a aplicação da carga e da forma da deformada são, respectivamente:

Um projeto executivo de pavimento foi concebido na escala 1:250. Sabendo que a extensão total da intervenção é de 2,73 km e considerando que a folha A1 possui área útil de 780 mm de comprimento por 534 mm de largura, para a representação total do projeto, serão necessários, no mínimo, folhas tamanho A1 na quantidade igual a

Em relação à manutenção de pavimentos asfálticos, uma solução de uso corrente é a fresagem com recomposição em concreto asfáltico. Esta solução visa restabelecer as condições funcionais e estruturais, quando executadas na espessura mínima necessária. As patologias que NÃO poderiam ser corrigidas somente com este tipo de intervenção são:

Comparando pavimentos de concreto de cimento Portland

com e sem acostamentos de concreto, analise as

assertivas, segundo o método da PCA/1984:

I. Pavimentos de concreto com acostamentos de concreto

têm como principal mecanismo de ruptura a

fadiga.

II. Pavimentos de concreto sem acostamentos de concreto

têm como principal mecanismo de ruptura a

fadiga.

III. Pavimentos de concreto com acostamentos de concreto

têm como principal mecanismo de ruptura a

erosão.

IV. Pavimentos de concreto sem acostamentos de concreto

têm como principal mecanismo de ruptura a

erosão.

É correto o que consta em

Em um pavimento asfáltico, enquanto as trincas couro de jacaré estão associadas à repetição das cargas de tráfego (fadiga) e, portanto, se concentram nas trilhas de roda, as trincas em bloco não se relacionam com o tráfego, e, portanto, podem aparecer em qualquer região do pavimento. Em relação às trincas em bloco, sua ocorrência está correlacionada, entre outros aspectos, à

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