Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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Listagem de Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

A questão da macrotextura superficial é importante em diversos aspectos operacionais dos pavimentos, em termos de qualidade e segurança de rolamento dos pavimentos. Para os pavimentos de concreto, pode-se obter uma macrotextura adequada com a execução de

O tratamento superficial simples por meio de emulsão asfáltica e agregado é utilizado para o tratamento de pavimentos e para a urbanização no entorno de edificações. Em relação aos procedimentos para o emprego dessa técnica de pavimentação, julgue os itens a seguir.

Para a manutenção da umidade, deve ser aspergida água na superfície da camada de emulsão aplicada por um período entre 5 a 7 dias.

Julgue os itens seguintes, acerca de estudos geotécnicos.

Com respeito aos estudos de subleitos de rodovias — na fase preliminar de estudos geotécnicos — efetuados ao longo do eixo do traçado selecionado e com base no projeto geométrico (básico), as sondagens no corpo estradal devem ser executadas de tal maneira que se tenha, pelo menos, uma sondagem representativa em cada corte, atingindo a profundidade de 1,0 m abaixo do greide do projeto geométrico. As amostras coletadas em cada furo, nos diversos horizontes de material, devem ser objeto de ensaios de caracterização (limites físicos e granulometria), de compactação e de ISC.

Com relação a projetos de obras rodoviárias, de obras de arte correntes e especiais, julgue os itens subsequentes.

Segundo o método de projeto de pavimentos flexíveis, caso o número de repetições do eixo padrão durante a vida de projeto seja inferior a 106, recomenda-se a aplicação de um revestimento betuminoso com, pelo menos, 5 cm de espessura.

Julgue os próximos itens, acerca de especificações de materiais e dos principais ensaios técnicos usados em obras rodoviárias.

Os ensaios de envelhecimento do cimento asfáltico de petróleo permitem avaliar o envelhecimento de curto e de longo prazo do material. No primeiro caso, simula-se o envelhecimento que ocorre na usina e determina-se a quantidade de sólidos voláteis perdida pelo asfalto durante o processo de produção da mistura. No segundo caso, simulam-se as propriedades físicas e químicas dos ligantes após cinco a dez anos de vida em serviço.

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