Questões de Enfermagem da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da PUC/PR

Conforme Pedreira (2011, p. 21) “As medidas para a prevenção de infecção relacionada à utilização da terapia intravenosa devem fazer parte de todas as ações planejadas pela equipe multiprofissional para o alcance do sucesso esperado com a terapia e de bons resultados para o paciente” A autora ainda afirma que uma das estratégias de sucesso no controle de infecção se refere à efetiva e consistente aplicação de boas práticas, em forma de conjunto, estratégia denominada em inglês de infection control bundles, ou pacote de prevenção de infecção. Para a prevenção de infecção relacionada ao uso de cateteres intravenosos centrais, considera-se indispensável a adoção de medidas indicadas pelas afirmativas a seguir:

I. Higienização das mãos.

II. Antissepsia da pele com clorexidina ou PVPI.

III. Seleção do melhor sítio de inserção do cateter, priorizando subclávia e femoral no adulto.

IV. Uso de barreira máxima de proteção na inserção do cateter.

V. Rever diariamente a necessidade de manter o cateter.

Está(ão) CORRETA(S):

A equipe de enfermagem do CME deve assegurar o reabastecimento racional de artigos médicohospitalares, para manter a qualidade da assistência ao cliente. Para tanto, deve exercer atividades de: previsão, provisão, padronização e controle de artigos. Sobre essas atividades afirma-se:

I. Para realizar a previsão, deve-se fazer o diagnóstico situacional do Centro de Material e Esterilização e das unidades consumidoras (Centro Cirúrgico, Unidades de Internação, Pronto Atendimento) em relação às quantidades e às especificidades dos artigos.

II. A provisão consiste na reposição dos artigos médico-hospitalares necessários para a realização das atividades do Centro de Material e Esterilização.

III. O objetivo da padronização dos artigos é aumentar a quantidade de itens de diferentes marcas, tamanhos, fornecedores a serem estocados no CME.

IV. O controle de artigos adequado colabora na redução de custos, para a reposição e estocagem dos artigos e para prevenir contra os riscos de vencimento.

Está(ão) CORRETA(S):

A limpeza é o procedimento de remoção mecânica de sujidades, realizado com água e adição de soluções detergentes ou produtos enzimáticos, em um determinado tempo, de forma manual ou com equipamentos mecânicos. A respeito do processo de limpeza, avalie as assertivas a seguir:

I. Independente da natureza do artigo e do método de esterilização escolhido, a limpeza prévia deve ser rigorosa para a redução da carga microbiana.

II. O processamento adequado de endoscópios flexíveis e acessórios é desnecessário para o tratamento seguro e bem-sucedido dos pacientes.

III. A avaliação do processo de limpeza de dispositivos médicos que possuem lumens estreitos deve ser realizada por meio de controle visual, não necessitando de controle microbiológico ou químico.

IV. O pronto mais crítico do processamento de produtos para saúde é a fase de limpeza, em que possíveis erros podem ser cometidos quando não houver protocolos estabelecidos e funcionários treinados.

Está(ão) CORRETA(S):

Em relação ao monitoramento dos processos de limpeza, desinfecção e esterilização, avalie assertivas a seguir:

I. No processo de esterilização o monitoramento mecânico deve ser utilizado para verificar tempo, temperatura e pressão durante todo o ciclo.

II. O monitoramento do processo de limpeza manual e desinfecção podem ser obtidos com marcadores químicos, e podem ser realizados ocasionalmente, sem determinar periodicidade.

III. O monitoramento químico, no processo de esterilização, deve ser realizado por meio de indicadores e integradores químicos.

IV. O monitoramento mecânico por instrumento eletrônico possibilita a detecção de uma falha do esterilizador em tempo real.

Está(ão) CORRETA(S):

O acondicionamento do artigo objetiva manter a esterilidade do produto no que se refere ao uso pretendido à vida útil, às condições de funcionalidade, à proteção apropriada para o transporte e armazenamento - até a sua utilização - e favorecer a transferência asséptica, sem risco de contaminação. Para seleção da embalagem, deve-se observar a compatibilidade com o método de esterilização e a garantia da esterilidade do produto. Para tanto, algumas características devem ser consideradas, tais como as indicadas nas assertivas:

I. Possibilitar a identificação, ser flexível, resistente à tração e ter alta memória sem facilitar a abertura.

II. Ser permeável ao agente esterilizante, permitindo o contato com o conteúdo do pacote.

III. Ser apropriada para o produto para a saúde e o método de esterilização e suportar as condições físicas do processo.

IV. Facilitar a eliminação do ar, e ao término do processo, permitir a eliminação do agente esterilizante contido no material.

Está(ão) CORRETA(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis