Questões de Enfermagem da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da PUC/PR

Paciente A.P. foi atendido às 10h na unidade de dor torácica pós-infarto e no ECG detectou-se lesão em parede anterolateral. Na sequência do atendimento, apresentou parada cardíaca foi entubado e transferido para a UTI. Ao chegar à UTI foi colocado em ventilação mecânica, modalidade A/C, VC – 600; com FR – 12, PEEP – 5, (relação I:E – 1.2.3), Fi02 95%. Após 1 hora da sua chegada à unidade, a gasometria teve o seguinte resultado: pH – 7,32; PaCO2 – 30 mmHg; PaO2 – 150 mmHg; HCO3 – 15; BE – (-) 8,5 mEq; Sat O2 – 99 %. Na gasometria, temos:

A paciente M.J.S., 72 anos, foi trazida pelo familiar ao serviço de emergência e informou que havia escorregado da escada. Ao ser avaliada pela enfermeira na unidade de emergência, a paciente apresentava: lucidez, orientada no tempo e espaço, ansiedade, angústia, expressão de medo. Restringiu-se a responder as perguntas com voz baixa e sempre procurando perceber se alguém estava ouvindo. No exame físico havia hematomas e equimoses em membros superiores e inferiores e cicatrizes antigas. No questionamento com o familiar, este informou que ela tinha o hábito de se ferir com objetos, dizendo que os “demônios” a mandavam fazer isso. Entretanto, a enfermeira desconfiou que esta informação não era verdadeira, pois a paciente demonstrava medo e nervosismo na presença do familiar. Este comportamento levou-a a pensar na possibilidade de violência domestica. Procurando explorar melhor a situação, a enfermeira foi conversar com o psicólogo e o plantonista clínico sobre a suspeita de violência familiar os quais decidiram realizar a internação. Após o internamento e sem a presença do familiar, a paciente relatou a técnica de enfermagem que “estava feliz por ficar ali, pois em casa constantemente sofria agressões por parte do familiar X e recebia ameaças”.

Com base nessa nova informação, os procedimentos que a enfermeira da unidade de emergência deve realizar são:

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). É uma doença de alta prevalência e baixas taxas de controle, considerada um dos principais fatores de risco (FR) modificáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. Desse modo, considerase que a prevenção primária e a detecção precoce são as formas mais efetivas de evitar as doenças e devem ser metas prioritárias dos profissionais de saúde. Os procedimentos de medida da pressão são simples e de fácil realização, contudo nem sempre são realizados de forma adequada. Nesse sentido, avalie se as assertivas a seguir constituem as recomendações da VI Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial:

I. Explicar o procedimento ao paciente e deixá-lo em repouso pelo menos por 5 minutos em ambiente calmo.

II. Na posição sentada, observar que as pernas estejam descruzadas, pés apoiados no chão, dorso recostado na cadeira e relaxado.

III. O braço deve estar na altura do coração (4º espaço intercostal), livre de roupas, apoiado e com a palma da mão voltada para cima.

IV. Estimar o nível da pressão sistólica pela palpação do pulso radial. O seu desaparecimento corresponderá à PA sistólica.

V. Se os batimentos persistirem até o nível zero, determinar a pressão diastólica no abafamento dos sons (fase IV de Korotkoff) e anotar valores da sistólica/diastólica/zero.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 361243 - Enfermagem, Geral, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Enfermeiro (Educação Continuada)

A Resolução COFEN n. 358, de 15 de outubro de 2009, dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e implementação do processo de enfermagem em ambientes públicos ou privados. Com base nessa resolução, marque com (V) as afirmativas que forem verdadeiras e com (F) as que forem falsas:

( ) O processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de enfermagem e a documentação da prática profissional.

( ) A Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método e instrumentos necessários, o que possibilita a operacionalização do processo de enfermagem.

( ) O processo de enfermagem deve estar baseado em um suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem, o planejamento das intervenções de enfermagem e que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.

( ) Ao enfermeiro, incumbe a liderança na execução e avaliação do processo de enfermagem, cabendolhe privativamente, o diagnóstico de enfermagem, enquanto as demais etapas são realizadas em conjunto com os demais profissionais da equipe.

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

#Questão 362050 - Enfermagem, Geral, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Enfermeiro (Júnior)

Senhor P.O., 62 anos, aposentado, casado, 2 filhos. É internado devido à queixa de muita dor nas pernas, principalmente quando anda. O enfermeiro durante o exame físico detecta dificuldade na deambulação, palidez das extremidades inferiores, pulso pedioso e poplíteo quase imperceptível, perfusão periférica maior que três segundos, temperatura dos pés diminuída comparada as das mãos e claudicação intermitente. Essas características definidoras estão relacionadas ao suprimento sanguíneo insuficiente para as extremidades, à liberação de ácido lático, devido ao metabolismo anaeróbico no segmento isquêmico, e à extensão do déficit circulatório e do processo inflamatório. Qual das seguintes alternativas identifica os diagnósticos de enfermagem, segundo NANDA, para esse caso clínico?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis