Questões de Enfermagem da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da PUC/PR

#Questão 362052 - Enfermagem, Geral, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Enfermeiro (Júnior)

Idoso, 70 anos, masculino, católico, viúvo, aposentado, queixa-se de sede, diarreia várias vezes ao dia, fraqueza, cólica abdominal e diminuição da urina. No exame físico observa-se pele seca, mucosa oral ressecada, diminuição da pressão sanguínea, pulsos radiais diminuídos e taquicárdicos, ocorrência de vários episódios de fezes líquidas, urgência para evacuar e ruídos intestinais hiperativos. Os diagnósticos de enfermagem (DE) identificados e os resultados esperados (RE) relacionados com esse caso clínico são:

I. DE: diarreia; RE: melhora na formação e evacuação de fezes, melhora da intensidade da dor abdominal, equilíbrio de líquidos, de eletrólitos e ácidobásico nos compartimentos intra e extracelulares do organismo.

II. DE: incontinência intestinal; RE: continência intestinal, melhora na formação e evacuação de fezes, Integridade estrutural e função fisiológica normal da pele e mucosas.

III. DE: volume de líquidos deficiente; RE: equilíbrio eletrólito e ácido-básico, equilíbrio hídrico, melhora no estado nutricional.

IV. DE: débito cardíaco diminuído; RE: eficácia da bomba cardíaca, melhora do estado circulatório, melhora da perda sanguínea, melhora na perfusão tissular cardíaca, cerebral, abdominal, periférica e pulmonar.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 362053 - Enfermagem, Geral, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Enfermeiro (Júnior)

Um paciente de 65 anos. ex-tabagista. hipertensa e diabética, por relatar dor no peito foi internada para realizar exames cardíacos. Queixa-se de dor nas costas porque permaneceu na mesma posição no leito durante oito horas, sendo que ainda deverá manter repouso absoluto no leito por mais quatro horas decorrente do cateterismo cardíaco. Não recebeu orientação que poderia mudar de decúbito em bloco. Ao exame físico apresenta-se comunicativa e restrita no leito, bem como halitose, carótidas arrítmicas e cheias; bulhas cardíacas arrítmicas e hipofonéticas sem sopro; pequena incisão cirúrgica com curativo compressivo limpo e seco em região inguinal D; pulsos arrítmicos e cheios; extremidades coradas, aquecidas; perfusão menor que três segundos e sem edema; e eliminação urinária uma vez no leito, concentrada e odor fétido. Qual das seguintes alternativas identifica os diagnósticos de enfermagem, segundo NANDA, para esse caso clínico?

A Portaria em vigor n. 2.616, de 12 de maio de 1998, do Ministério da Saúde, define a vigilância epidemiológica das infecções hospitalares como a observação ativa, sistemática e contínua de sua ocorrência e de sua distribuição entre pacientes, hospitalizados ou não, e dos eventos e condições que afetam o risco de sua ocorrência, com vistas à execução oportuna das ações de prevenção e controle.

Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:

O profissional de saúde ao assumir seu papel no controle e na prevenção dos agravos decorrentes das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), depara-se com as denominadas bactérias de importância médica, entre as quais os estafilococos. Em relação a esse gênero de bactérias, é CORRETO afirmar:

Aproximadamente 10% dos pacientes hospitalizados infectam-se pelo fato de serem submetidos a procedimentos invasivos ou pelo uso de terapia imunossupressora. O uso excessivo e indiscriminado de antimicrobianos tem resultado no surgimento de cepas bacterianas multirresistentes. Essa situação tem se transformado ao longo dos últimos anos em um grave problema para a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Em relação a essa problemática, é CORRETO afirmar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis