Questões de Enfermagem da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem da PUC/PR

O Processo de Enfermagem Perioperatório é um instrumento metodológico que orienta o cuidado de enfermagem e a documentação da prática profissional. Avalie as assertivas que correspondem aos objetivos do processo de enfermagem no perioperatório:

I. Implementar a assistência integral, individualizada, documentada, participativa e avaliada, tendo como centro da atenção o paciente cirúrgico.

II. Ajudar o paciente e sua família a compreender seu problema de saúde, a preparar-se para o procedimento anestésico-cirúrgico proposto.

III. Levantar e analisar as necessidades individuais do paciente a ser submetido ao procedimento anestésico-cirúrgico.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 356553 - Enfermagem, Geral, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Enfermeiro (Júnior)

P.S.G., 60 anos, feminina, casada, do lar, 4 filhos. No pós-operatório mediato de ressecção de tumor abdominal o enfermeiro durante o exame físico identifica na inspeção edema e rubor em perna esquerda. Na palpação detecta calor, aumento da sensibilidade, enduração ao longo do trajeto da veia acometida da perna esquerda e sinal de Homans positivo. Essas características definidoras estão relacionadas à estase venosa, inflamação, formação de trombo e hipercoagubilidade sanguínea. Qual das seguintes alternativas apresenta concomitantemente as intervenções a serem prescritas pelo enfermeiro para essa cliente?

#Questão 356555 - Enfermagem, Geral, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Enfermeiro (Júnior)

A paciente N.J., do sexo feminino, 80 anos, solteira, não alfabetizada, ex-tabagista, conforme informa sua cuidadora, há 2 anos tem o diagnóstico de Doença de Alzheimer. No pós-operatório imediato de colecistectomia apresentou sinais vitais: PA 100/60 mmHg, P 72 bpm, FR 16 rpm, T 34,5ºC, confusa, agressiva, não-colaborativa; pele e mucosas hipocoradas e ressecadas; seborreia; cateter nasogástrico aberto com pouco débito; cavidade oral com sujidade e língua saburrosa; crepitações bibasais, bulhas cardíacas rítmicas normofonéticas sem sopro; abdômen arredondado; ferida cirúrgica abdominal com curativo oclusivo limpo e seco; estoma com dreno de Kher (em T) aberto em região de hipocôndrio D com pequena quantidade de drenagem sanguinolenta na bolsa coletora; ruídos hidroaéreos hipoativos; bem como cateter vesical de demora com 100 mL de diurese amarela clara. Qual das seguintes alternativas apresenta as ações mais apropriadas a serem planejadas e implementadas, imediatamente após a cirurgia, pelo enfermeiro para as reações das condições clínicas encontradas nessa cliente?

#Questão 356557 - Enfermagem, Geral, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Enfermeiro (Júnior)

A hipotermia é um importante risco intra e pósoperatório para os pacientes idosos. O ambiente frio e os tremores resultantes aumentam o débito cardíaco e a ventilação, além de privarem o coração e o cérebro do oxigênio necessário, de modo a retardar o despertar e o retorno dos reflexos. As assertivas abaixo indicam medidas preventivas para a hipotermia:

I. Monitoramento da temperatura do corpo.

II. Aquecimento de ar forçado durante o período intra e pós-operatório.

III. Controle no uso de medicamentos que diminuem o metabolismo.

IV. Administração de soluções de infusão venosa entre 15 e 20 ºC.

Está(ão) CORRETA(S):

Assistência ventilatória pode ser entendida como a manutenção da oxigenação e/ou da ventilação dos pacientes de maneira artificial até que estes estejam capacitados a reassumi-las. Com relação aos ajustes do ventilador e formas de ventilar o paciente temos: VCV: Volume controlado; PCV: Pressão controlada; Modos de Desmame:- SIMV/P: Vent. Mandatória Intermitente Sincronizada + PSV. - PSV: Suporte pressórico; - BIPAP. Assim tem-se como objetivo para ventilar um paciente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis