Questões sobre Atenção Básica e Saúde da Família

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Atenção Básica e Saúde da Família

 A Política Nacional de Atenção Básica estabelece a revisão de diretrizes para a organização da atenção básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e é essencialmente composta por dois modelos de unidades que se localizam em áreas geograficamente delimitadas, fixadas próximo à moradia do usuário. Sobre esse contexto assinale a alternativa CORRETA:

Na trajetória de construção da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, o modelo da Estratégia de Saúde da Família (ESF) é considerado prioritário para a consolidação e a ampliação da cobertura da APS no país, com as Equipes de Saúde da Família. A APS é entendida como o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde. A ESF é desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado dirigidas à população do território e por gestão qualificada e é conduzida por equipe multiprofissional, que assume responsabilidade sanitária local.
(Disponível em: www.gov.br.)

Sobre a Política Nacional de Atenção Básica, analise as afirmativas a seguir.
I. Deverá ser ofertada integralmente e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes e condicionantes de saúde. II. A Atenção Básica deverá se baseada em idade, em idade, gênero, raça/cor, crença, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, estado de saúde, escolaridade, limitação física, intelectual e funcional ressalvando aquele que tem condições econômicas favoráveis para o custeio de seu atendimento. III. A integração entre a Vigilância em Saúde e Atenção Básica é condição essencial para o alcance de resultados que atendam às necessidades de saúde da população, na ótica da integralidade da atenção à saúde e visa estabelecer processos de trabalho que considerem os determinantes, os riscos e danos à saúde, na perspectiva da intra e intersetorialidade. IV. É responsabilidade comuns a todas as esferas do governo garantir provimento e estratégias de fixação de profissionais de saúde para a Atenção Básica com vistas a promover ofertas de cuidado e o vínculo. V. Compete às Secretarias Municipais de Saúde fomentar a mobilização das equipes e garantir espaços para a participação da comunidade no exercício do controle social.
Está correto o que se afirma apenas em

Durante visita domiciliar, uma mulher, moradora da residência, de 29 anos de idade, casada, sem filhos, sexualmente ativa, com IMC de 36,7 kg/m2 , com cartão de vacinas atualizado, sem queixas de saúde no momento, pergunta ao ACS se ela precisa procurar a Unidade Básica de Saúde para atendimento médico. A orientação do ACS é que ela precisa procurar a UBS de Saúde e encaminhá-la à UBS. Qual seria um possível motivo para esta orientação do ACS em relação ao questionamento feito.

Levando-se em consideração os Protocolos de Encaminhamento da Atenção Básica para a atenção especializada nas área de Endocrinologia e Ginecologia, é INCORRETO afirmar:

Em relação ao papel da enfermagem na saúde comunitária, analisar a sentença abaixo:
A enfermagem em saúde comunitária centra-se na prevenção de doenças e melhora da saúde das populações e comunidades (1ª parte). Os enfermeiros de saúde comunitária realizam investigações epidemiológicas para ajudar a analisar e a desenvolver políticas de saúde e iniciativas comunitárias de saúde (2ª parte).
A sentença está:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis