Questões sobre Atenção Básica e Saúde da Família

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Atenção Básica e Saúde da Família

O Programa Saúde da Família (PSF) requer um trabalho interdisciplinar para lidar com a complexidade da saúde. Uma das primeiras informações que o agente comunitário de saúde precisa ter são quantas e quais são as pessoas que ele vai acompanhar. De acordo com as Normas e Diretrizes do programa de agentes comunitários de saúde, cada agente acompanha, em média, _____ pessoas da sua comunidade. Assinale a assertiva que corresponde ao número.

Em relação aos níveis de assistência (primário, secundário e terciário), marque V, para verdadeiro, e F, para falso:
(__)A Atenção Primária é constituída pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
(__)A Atenção Secundária é formada pelos serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar, com densidade tecnológica intermediária entre a atenção primária e a terciária.
(__)A Atenção Terciária, ou alta complexidade, designa o conjunto de terapias e procedimentos de elevada especialização. Organiza também procedimentos que envolvem alta tecnologia e/ou alto custo.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

#Questão 1002046 - Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, UPENET/IAUPE, 2022, SES-PE, Residência Multiprofissional em Saúde - Enfermagem

Para Paim (2003), Modelo assistencial ou modelo de atenção à saúde é um modo de combinar técnicas e tecnologia ou organizar meios de trabalho utilizados nos mais diversos serviços, com vistas à solução de problemas individuais e coletivos que expressam necessidades sociais de saúde de determinada população.Sobre modelo assistencial, leia as afirmações abaixo:


I. A proposta da Reforma Sanitária surgiu de um movimento para um projeto de sistema de saúde em que o princípio central é a saúde: direito de todos e dever do Estado.

II. O modelo em defesa da vida fundamenta-se nos seguintes princípios: gestão democrática, saúde como direito de cidadania; e serviço público de saúde voltado, apenas, para a defesa da vida individual.

III. O processo de trabalho em saúde deveria incorporar as amplas dimensões demonstradas pelos problemas em saúde, incluindo os usuários, a começar pela forma como sentem suas necessidades em saúde e o que demanda dos serviços.

IV. A proposta de Sistemas Locais de Saúde (SILOS) foi um dos modelos tecnoassistenciais mais discutidos nacionalmente, buscando superar o modelo sanitarista campanhista.

V. O modelo da vigilância da saúde surge da necessidade de inversão do modelo assistencial hegemônico, com ênfase na redefinição das práticas da saúde e na busca da efetivação diretriz da integralidade do SUS.


Estão CORRETAS apenas 

Doença diarreica aguda (DDA) é uma doença que pode ser causada por bactérias, vírus e parasitos, caracterizada principalmente pelo aumento do número de evacuações, com fezes aquosas (líquidas) ou de pouca consistência.
Se durante uma visita domiciliar (VD) você constata ou é informado de que há uma criança com diarreia, você deve

As atribuições dos profissionais das equipes de atenção básica devem seguir as referidas disposições legais que regulamentam o exercício de cada uma das profissões.
As opções a seguir apresentam atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), à exceção de uma. Assinale-a.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis