Questões sobre Atenção Básica e Saúde da Família

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Atenção Básica e Saúde da Família

Na trajetória de construção da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, o modelo da Estratégia de Saúde da Família (ESF) é considerado prioritário para a consolidação e a ampliação da cobertura da APS no país, com as equipes de Saúde da Família. Referente a ESF, assinale a alternativa INCORRETA.

O Projeto de _____________________ pretende ser uma estratégia das equipes de Saúde da Família e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) para desenvolver ações efetivas na produção da saúde em um território que tenham foco na articulação dos serviços de saúde com outros serviços e políticas sociais de forma a investir na qualidade de vida e na autonomia de sujeitos e comunidades.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 

A responsabilidade pela atenção à saúde da população de rua, como de qualquer outro cidadão, é de todo e qualquer profissional do Sistema Único de Saúde, com destaque especial para a atenção básica. Referente às equipes do Consultório na Rua (eCR), assinale a alternativa INCORRETA. 

O diagnóstico comunitário é uma das etapas estratégicas do planejamento das ações de saúde. Sua preocupação está em responder às reais necessidades dos usuários com a oferta de ações e serviços condizentes e significativos. Isso é possível a partir do diálogo, vínculo e compartilhamento de saberes entre a comunidade e os profissionais. Sendo assim, o diagnóstico comunitário pode ser resumido em:
I. Uma avaliação global do estado de saúde da comunidade toda quanto ao seu ambiente social, físico e biológico.
II. Um determinador de problemas e estabelecer prioridades para o planejamento e desenvolvimento de programas de assistência à comunidade.
III. Um processo de diagnóstico dinâmico e de uma experiência de aprendizado contínuo para profissionais e comunidade.
Julgue os itens em verdadeiro ou falso: 

De acordo com a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é um princípio do Sistema Único de Saúde e da Rede de Atenção à Saúde a ser operacionalizado na Atenção Básica

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis