Questões sobre Atenção Básica e Saúde da Família

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Atenção Básica e Saúde da Família

Para equipe de Saúde da Família (eSF) há a obrigatoriedade de carga horária de 40 (quarenta) horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da ESF; dessa forma, os profissionais da ESF poderão estar vinculados a 1 (uma) equipe de Saúde da Família, no SCNES vigente. Assinale a única alternativa que aponta um profissional que faz parte da composição mínima de uma Esf:

Sobre a Portaria nº 2.436/2017, Política Nacional de Atenção Básica, analise as assertivas abaixo:


I. Universalidade, equidade e integralidade são diretrizes da Rede de Atenção à Saúde (RAS).


II. É responsabilidade dos Municípios e do Distrito Federal organizar o fluxo de pessoas, inserindo-as em linhas de cuidado, instituindo e garantindo os fluxos definidos na RAS entre os diversos pontos de atenção de diferentes configurações tecnológicas integrados por serviços de apoio logístico, técnico e de gestão para garantir a integralidade do cuidado.


III. Recomenda-se população adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) de 4.000 a 5.500 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.


IV. O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) constitui uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por categorias de profissionais da saúde e é complementar às equipes que atuam na Atenção Básica.


Quais estão INCORRETAS?

A prevenção de acidentes domésticos na infância é uma ação importante para a promoção da saúde pela Estratégia Saúde da Família. Relativamente a esse tema, marque a alternativa correta:

O Agente Comunitário de Saúde desempenha um papel importante na identificação, apoio e encaminhamento de casos de violência familiar. Sobre suas atribuições, analise as assertivas a seguir:
I. Durante as visitas domiciliares, o ACS deve observar mudanças de hábitos e comportamentos das pessoas, evitando censurar ou comentar com terceiros o que percebe.
II. O ACS deve tomar decisões de forma isolada, sem envolver a Unidade Básica de Saúde ou outras instituições na definição da conduta para casos de violência.

Das assertivas, pode-se afirmar que:

A atuação do profissional enfermeiro na Atenção Primária à Saúde (APS) tem contribuído para a consolidação do modelo assistencial desvinculando do modelo fragmentado e centrado na doença. No Brasil, a principal estratégia para consolidação do modelo assistencial na APS é a Estratégia de Saúde da Família, com a priorização da assistência às diversas fases da vida. A APS é um campo amplo, em que é preciso domínio de várias habilidades e conhecimentos. O fortalecimento da formação de profissionais com conhecimento técnico-científico em diversos aspectos permite a qualificação da assistência. Nesse contexto, o profissional enfermeiro precisa estar adequadamente capacitado e munido de ferramentas que facilitem sua atuação. Tais ferramentas, como os protocolos do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Saúde local, apoiam o profissional no desenvolvimento de raciocínio clínico e crítico para conduzir a Consulta de Enfermagem (CE) e para tomar decisões adequadas. O enfermeiro que atua na APS utiliza, predominantemente, tecnologia leve e leve-dura para assistir ao indivíduo, à família e à comunidade.

Considerando o tema apresentado assinale a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis